Nota!

TODOS os textos aqui publicados refletem apenas a imagem que a autora tem de David Garrett.
TODOS os créditos de imagens são mencionados quando conhecidos.
TODAS as fotomontagens são apenas ilustrativas, não refletindo uma situação real.
TODAS as fontes de matérias da mídia são mencionadas.

sábado, 29 de julho de 2023

"A Música é como férias!"

Fragmentos do diálogo com Călin Pacatiuș, produtor de programas musicais especializados, Radio Timișoara

"Quando cheguei em Nova York eu tinha uma boa técnica de violino, mas musicalmente ainda havia muito o que trabalhar. Minha interpretação teve que mudar de uma composição para outra. Eu sempre confio no meu instinto.

O principal objetivo da música clássica é tirar as pessoas de suas angústias diárias, fazê-las esquecer seus problemas. Para mim, a música é como férias, uma fuga da rotina do dia a dia. Ela faz as pessoas pensarem positivamente, se orgulharem de si mesmas, esquecerem os problemas.

Na música clássica, porém, também existe uma espécie de "exibicionismo" artístico, manifestado principalmente na música instrumental. Se um violinista estudar a história da música, encontrará numerosos documentos atestando o fato de que muitos dos violinistas estavam ansiosos para mostrar sua técnica, especialmente ao executar composições virtuosas e difíceis.

Na música Rock, se estudarmos a história da guitarra elétrica, veremos que as situações são idênticas. Grandes guitarristas sempre estiveram ansiosos para mostrar seu virtuosismo. Deve haver uma relação equilibrada entre o ato de transmitir música e a demonstração de virtuosismo. É impressionante tocar muito bem, ser um virtuose do seu instrumento, mas também é bom ter profundidade interpretativa. Acredito que Paganini foi o primeiro "rock star" de seu tempo, influenciou tantos músicos que se afirmaram até hoje, graças a ele tornou-se importante não só ser um grande músico, mas também saber atrair público. Acho que este último aspecto não tem nada a ver com a profundidade que é tão característica de muitas obras-primas musicais, mas ser um virtuoso, e um showman, importa enormemente no ato de captar o interesse do público.

Ambos os capítulos, tanto a profundidade interpretativa quanto o virtuosismo, são importantes. No entanto, os espectadores continuarão a ouvir obras cheias de profundidade, completamente desprovidas de um "brilho" externo gratuito. Acho que este último aspecto não tem nada a ver com a profundidade que é tão característica de muitas obras-primas musicais, mas ser um virtuoso, e um showman, importa enormemente no ato de captar o interesse do público.

Eu gosto de ouvir esse tipo de música, heavy metal, senão não teria incluído no álbum. É uma oportunidade maravilhosa poder tocar a música que tanto ouço. Claro que as criações clássicas também ocupam um lugar importante na minha vida, mas tal projeto, "Rock Symphonies", significa para mim uma aventura musical na qual posso explorar, de uma forma completamente diferente, as possibilidades do meu instrumento.

Se voltarmos à história do violino, veremos que Paganini utilizou as canções mais apreciadas da época e compôs diversas variações em torno delas, sabendo adequá-las às possibilidades expressivas do violino. Para um violinista virtuoso tornou-se bastante comum levar para suas criações as canções mais queridas do momento. De alguma forma.

Como performer, sempre tenho que criar projetos musicais interessantes para o público. É um processo contínuo.

Eu sou uma pessoa espirituosa. Não sou uma pessoa religiosa, mas acredito que tudo que uma pessoa faz pode afetar as pessoas ao seu redor. Se você tem energia positiva, você espalha coisas agradáveis para as pessoas ao seu redor. Também acredito que as pessoas que reclamam de suas dificuldades e problemas nunca conseguirão alcançar seus objetivos. Neste caso é uma energia negativa que persiste e não pode levar a nada de bom. Se você tiver a atitude certa, poderá fazer o que quiser na vida.

É importante conseguir encontrar o equilíbrio. Todos os dias você deve procurar algo que lhe traga felicidade e equilíbrio. Acho que o objetivo essencial é encontrar o equilíbrio entre trabalho e tempo livre”, diz o violinista David Garrett.

Nenhum comentário:

Postar um comentário