Nota!

TODOS os textos aqui publicados refletem apenas a imagem que a autora tem de David Garrett.
TODOS os créditos de imagens são mencionados quando conhecidos.
TODAS as fotomontagens são apenas ilustrativas, não refletindo uma situação real.
TODAS as fontes de matérias da mídia são mencionadas.

terça-feira, 21 de julho de 2020

O lendário mestre Isaac Stern completaria 100 anos hoje!


Isaac Stern – 21/7/1920, Kremenets, Ucrânia, Império Russo – 22/9/2001, New York/USA) foi um músico americano nascido na Ucránia e considerado um dos principais violinistas do século XX.

Stern estudou no Conservatório de São Francisco (1928-1931) e com o violinista russo Naoum Blinder (1932-1939) e, em 1935, estreou na Sinfonica de São Francisco. Começou a fazer turnês regularmente após sua estréia na Europa em 1948, aparecendo em todo o mundo e em todos os principais festivais.

Em 1960, ele formou um trio com pianista Eugene Istomin e violoncelista Leonard Rose. Entre suas gravações aclamadas estavam os trios completos de Ludwig van Beethoven, Franz Schubert e Johannes Brahms. O grupo viajou bastante e, para homenagear o bicentenário de Beethoven, eles realizaram uma série de shows ao redor do mundo. Após a morte de Rose em 1984, Stern se uniu ao violoncelista Yo-Yo Ma e ao pianista Emanuel Axe.

Além de suas apresentações, Stern apareceu no rádio e na televisão e fez inúmeras gravações. Ativo em organizações que promovem as artes, ele desempenhou um papel fundamental em salvar o Carnegie Hall de Nova York da demolição em 1960 e depois se tornou presidente da corporação que administrava o salão e seus programas culturais.

Em 1964, o mestre ajudou a estabelecer o Fundo Nacional para as Artes. Stern também se destacou por incentivar jovens músicos e ajudou as carreiras de Yo-Yo Ma e do violinista Itzhak Perlman, entre outros. Recebeu inúmeros prêmios como o Kennedy Center Honors Award, o Grammy, o Oscar.

O lendário mestre passou um tempo com o jovem David Garrett e reconheceu seu talento prodigioso.

"Para mim, ele era uma criatura divina", disse DG em entrevista. "Ele tinha uma maneira maravilhosa de dizer pequenas coisas que causavam um grande impacto. No final, ele era ainda mais importante do que eu sabia na época. Às vezes, você precisa de um pouco de tempo para pensar no que as pessoas lhe disseram. Ele disse."que eu era uma das pessoas mais talentosas que ele já ouvira, mas que eu precisava tomar cuidado para não fazer demais muito jovem".

Fontes: https://en.wikipedia.org/wiki/Isaac_Stern
https://www.thejc.com/culture/music/star-violinist-s-debt-to-his-jewish-teachers-1.29498

Nenhum comentário:

Postar um comentário