E, segundo Ray Charles, “a música é tão necessária quanto água e comida”. Uma das formas de expressão mais antigas de todos os tempos está presente no dia a dia de todas as pessoas, seja de forma consciente ou de forma inconsciente.
No Brasil hoje é comemorado o Dia do Músico, data dedicada a homenagear àqueles que, com canções, marcam a humanidade. A data é festejada no mesmo Dia de Santa Cecília, considerada a padroeira dos músicos, de acordo com a tradição Católica. Diz a lenda que, na noite de núpcias, Cecília recusou-se a perder a virgindade e cantou para o esposo a beleza de manter a castidade. O canto de Cecília convenceu Valeriano a manter a esposa virgem. Na verdade, o marido se emocionou tanto que decidiu se converter ao cristianismo e sair da vida pagã.
Com o passar dos tempos a música foi evoluindo, dando origem a estilos e ritmos diferenciados. Além de promover o bem-estar e o desenvolvimento do raciocínio, a música tem papel importante no desenvolvimento da mente humana, comprovado através de estudos científicos. A maior parte das músicas está registrada em nossas memórias. Nada mais justo que uma data para homenagear os artistas que interpretam melodias e harmonias que encantam a todos há milhares de anos.
Músicos são pessoas convictas, perseverantes que merecem todo respeito, mas a sociedade ainda coloca muitas barreiras sobre essa profissão.
Fontes: https://www.aquinoticias.com/2019/11/dia-do-musico-criatividade-e-sensibilidade-dos-que-marcam-a-vida-das-pessoas/
https://blog.santoangelo.com.br/dia-do-musico-a-historia-e-o-motivo-de-comemorar/
Imagem: EntreNotas/Unlimited/Queen Mary 2 - out/2019
Nenhum comentário:
Postar um comentário