Nota!
TODOS os textos aqui publicados refletem apenas a imagem que a autora tem de David Garrett.
TODOS os créditos de imagens são mencionados quando conhecidos.
TODAS as fotomontagens são apenas ilustrativas, não refletindo uma situação real.
TODAS as fontes de matérias da mídia são mencionadas.
terça-feira, 30 de abril de 2024
Noite das Bruxas!
Em uma das datas mais esperadas para quem mora na Europa, moradores de diversas cidades saem às ruas vestidos de bruxos e bruxas para festejar a Noite de Valpúrgi, da tradição celta.
Trata-se de uma festa tradicional cristã celebrada todos os anos na noite de 30 de Abril para 1º de Maio, também chamada de Noite das Bruxas.
Embora remonte ao paganismo, atualmente tem a adesão de comunidades cristãs e não cristãs, em diversos países do Norte e Centro da Europa, como a Alemanha de DG onde a lenda aludida na literatura por Goethe, Stoker e Lovecraft, diz que nesta noite bruxas e demônios reúnem-se num sabá no cume do Brocken — o monte mais alto da cordilheira Harz, no norte da Alemanha central.
Este e muitos outros mitos colorem vivamente o 1º de maio na Alemanha. Afinal, é a época em que a primavera começa a exibir as suas cores mais exuberantes, época das primeiras colheitas e, naturalmente, do amor. Pois é fato científico que o acréscimo de claridade, graças aos dias mais longos e ao tempo ameno, causa grandes mudanças hormonais, aumentando sensivelmente não só o bom humor como também a libido. E as mornas noites de maio são famosas...
https://extra.globo.com/noticias/cristaos-desafiam-perigo-de-fogueiras-para-festejar-noite-das-bruxas-8256260.html
https://liinci.annacivolani.com/noite-de-valpurgis-o-dia-das-bruxas-de-goethe-lovecraft-stoker-e-da-cultura-alema/
Imagem: https://www.facebook.com/photo.php?
fbid=979273117104820&set=pb.100050664211361.-2207520000&type=3
Dia Internacional do Jazz!
O #internationaljazzday é celebrado em mais de 190 países com milhares de eventos culminando com a transmissão ao vivo do All-Star Global Concert do Dia Internacional do Jazz All-Star Global Concert em todo o mundo em #30deAbril, co-produzido pela Herbie Hancock Institute of Jazz & Unesco. Tânger, no Marrocos, recebe celebrações em 2024.
Livestream: https://www.youtube.com/watch?v=UeuA0boSB8w
Imagem: https://www.facebook.com/photo.php?fbid=970874574598857&set=pb.100050289707812.-2207520000&type=3
"Cozinha da Música"
“Quem ouve esta expressão logo pensa em uma roda de amigos sentados numa mesa tocando muitos instrumentos e comendo à vontade… Nada disso! Mas então o que é a “cozinha” de uma banda? A “cozinha” é o termo usado para se referir ao conjunto formado por bateria e contrabaixo.
A bateria é um instrumento percussivo composto de vários tambores e pratos, formado por mecanismos facilitadores. O baterista é conhecido como o pulso da banda e ele deve ter muita concentração, resistência muscular, ritmo e coordenação motora. O contrabaixo elétrico surgiu a partir do contrabaixo, instrumento tradicional de orquestras, um dos mais graves, pesado e de grande porte. A partir de algumas modificações, surgiu o que conhecemos como baixo, o instrumento que “fala grosso” na banda. Estas duas figuras importantes, quando em conjunto, são conhecidos como a “cozinha” de uma banda, pois são os instrumentos de fundo que formam a base das músicas.
segunda-feira, 29 de abril de 2024
Parabéns Mestre Zubin Mehta, Cidadão do Mundo!
O maestro Zubin Mehta, amigo e mentor de David, o conduziu quando DG ainda era um adolescente afirmando sobre o jovem iniciante: "Você precisa ter o som de um solista e o temperamento de um solista. Ele tem ambos."
Quer saber mais:
https://www.facebook.com/entrenotaspag/posts/pfbid0F5arpLAYf5QWjF91RYVPWAMYQV1yyrtmWQLM9RagwBEJN8H54wirkcsCytJR1UgHl
Video: https://www.youtube.com/watch?v=CyvZXxyS6mI
domingo, 28 de abril de 2024
A arte de aventurar!
DG já disse em inúmeras entrevistas que gosta de experimentar, de conhecer o novo, de arriscar! Ora, “estar disposto a experimentar é se aventurar, mudar de planos conforme a situação, pois a natureza é mais forte que o homem. É seguir em frente quando o mapa acabou ou diz cuidado pode haver dragões. Estar aberto a novas situações, paisagens, pessoas e desafios é, efetivamente, se aventurar.” (Marcelo Krings)
Mas, o termo “Aventura” também pode ser usado para falar sobre coisas diferentes, referindo-se a uma relação sentimental clandestina e passageira, um gênero de filme e até mesmo um evento excepcional em que se participa sem qualquer garantia de que seja executado com êxito.
sábado, 27 de abril de 2024
"Mas... antes de tudo...
...seja uma pessoa que precisa de pessoas... pessoas que precisam de pessoas são as pessoas mais sortudas desse mundo!" (Bob Merrill)
sexta-feira, 26 de abril de 2024
O breu no arco do violino!
Para aplicá-lo, começa-se pela região do talão (a parte inferior do arco), com movimentos pequenos que vão passando pelo meio até a ponta. Observa-se então o arco de frente para ver se o produto está espalhado de maneira uniforme pela região da crina.
É importante passá-lo por toda crina e isso deve ser feito com o arco tensionado, não podendo passar o breu com as crinas soltas ou frouxas. Uma dica é fazer o movimento girando o breu para que ele não fique marcado com os caminhos que o arco percorre. Isso evita o desperdício do produto, já que a área das extremidades dele não ficará inutilizada.
Para conferir se o produto foi corretamente aplicado uma dica é encostar o dedo levemente na crina. Se sair um pó branco é por que o breu está bem passado. Por fim, é preciso lembrar que é necessário limpar o arco na hora de guardar o instrumento pois o excesso de breu pode danificar a madeira, tanto a do arco como a do próprio violino.
DG sabe que cuidar de seu arco adequadamente tem uma significativa importância para mantê-lo saudável e com uma longa vida útil, principalmente neste tempos de pau brasil em extinção!
Fonte: Atelier de Musique
https://atelierdelamusique.com.br/como-aplicar-o-breu-no-arco-do-violino/
quinta-feira, 25 de abril de 2024
Talvez uma vida não baste para construir o arco perfeito!
DG tem o dom para tocar violino, mas precisa de um bom instrumento e um excelente arco, a vareta fininha que é friccionada contra as cordas. Existem versões sintéticas, em policarboneto, mas o tradicional é o arco de madeira (pau-brasil) feito artesanalmente, por um profissional especializado chamado “arqueteiro”.
Tudo começa com a escolha da madeira; também é possível fazer arcos a partir de cumaru, ipê-roxo ou amarelo, por exemplo. Com uma tora da madeira e, com uma plaina (ferramenta de corte), são feitas ripas e logo varetas. Usa-se, então, um aparelho de raio-X para testar a elasticidade do material, que varia de acordo com a velocidade com que os raios atravessam a madeira.
Em seguida, o pedaço da matéria-prima é mergulhado em um recipiente com água e a partir da quantidade de líquido deslocado, é calculada a densidade. Essa parte científica define se o material é adequado. Às vezes, testamos uma madeira e achamos que é boa, mas quando começamos a cortar, descobrimos nuances que a deixam ruim.
Depois das provas, o material é curvado com fogo. Em seguida, com raspadeiras e lixas, é feito o acabamento. São três ou quatro dias para confeccionar um arco, que dura até 100 anos. Depois de pronto, prende-se a ele a crina — espécie de corda que vai ser friccionada contra o instrumento. Somente quando o violino é tocado por um músico é que se tem garantia de que tudo ficou perfeito.
O capricho nesse ofício é quase sem fim, tanto que alguns mestres arqueteiros acreditam que vão passar a vida toda sem conseguir o arco perfeito!
Fonte: Revista Galileu/Arte da Criança
http://artedacrianca.com.br/arteweb/arqueteiro-de-violino/
quarta-feira, 24 de abril de 2024
O elegante e delicado Arco!
O gestual de DG ao tocar seu violino é encantador, quase hipnotizante. Seus longos dedos movem-se com destreza e velocidade sobre as cordas e o arco, desliza em idas e vindas, rodeios e volteios que por vezes nos parecem inacreditáveis.
Dentre os instrumentos mais comuns que utilizam o arco estão as cordas, como é caso do violino, a viola, o violoncelo e o contrabaixo. O som é produzido pela ação de friccionar as cerdas de um arco sobre as cordas.
terça-feira, 23 de abril de 2024
DG mostra repertório do seu álbum 'ICONIC'...
...num concerto ao ar livre filmado ao vivo no antigo teatro de Taormina na Sicília. Agora em Stage+.
Stream: https://www.stage-plus.com/de/video/vod_concert_APNM8GRFDPHMASJKBS
Parabéns Serguei Prokofiev! O maior compositor russo de sua época!
Em seu repertório clássico oficial, DG interpreta o Concerto para Violino nº 1 em D-menor, op.19 e a Sonata nº 2, op.94 do mestre compositor. Quer saber mais! |
Sou apenas um instrumento da Arte!
“A grandeza de uma profissão é, talvez, antes de tudo, unir os homens. Só há um luxo realmente verdadeiro: o das relações humanas” (Saint Exupery).
DG em ação revela quem é. Ao observarmos sua entrada no palco – ágil, de forma repleta de simplicidade, segurando firmemente seu violino, com um olhar luminoso e um sorriso no rosto, vemos uma imagem verdadeira, sem subterfúgios, sem retoques... vemos um profissional que entende perfeitamente ser apenas um instrumento da arte!
Vemos um músico que sabe que o sucesso de seu espetáculo é resultado de um trabalho coletivo harmonioso; sabe que um artista, sozinho não produz a grandiosidade de um evento; sabe que o trabalho escondido da produção é o alicerce onde o palco que ele se apresenta é construído; sabe que o público é tão importante quanto ele próprio, pois um concerto sem público não existe. Entende que tudo funciona como um corpo humano, onde um braço não é mais importante que uma perna e onde uma artéria bloqueada coloca em perigo todo o organismo.
E para entender isso tudo é preciso primeiro ser humano e em seguida estar apaixonado, pois só quando estamos apaixonados olhamos mais para o outro do que para nós mesmos. O artista verdadeiro, apaixonado pelo trabalho que cria, tem os olhos e a mente em sua arte, não em si, sabe abrir-se, sabe relacionar-se, sabe doar-se.
E isso é o que vemos nos entretons de suas apresentações, um profissional humano que coloca todo o seu imensurável talento a serviço da arte, que entrega seu amor em forma de música, emocionando, alcançando almas...
Então, ele consegue transformar para melhor o mundo ao ser redor e sacramentar o relacionamento entre artista e publico através de dessa união de almas! E as pessoas se erguem, os aplausos são incontidos, frenéticos, intermináveis... pois é uma união é inquebrantável!
Imagem: Radio Regenbogen Award 2024
P.S. o texto trata apenas da imagem de David Garrett para a autora
segunda-feira, 22 de abril de 2024
Assinar:
Postagens (Atom)