Nota!
TODOS os textos aqui publicados refletem apenas a imagem que a autora tem de David Garrett.
TODOS os créditos de imagens são mencionados quando conhecidos.
TODAS as fotomontagens são apenas ilustrativas, não refletindo uma situação real.
TODAS as fontes de matérias da mídia são mencionadas.
sexta-feira, 31 de dezembro de 2021
Um flash, uma frase!
"Gosto de diversidade. Isso se aplica à vida e ao meu trabalho. Amo música e isso não exclui nenhum gênero!” (DG)
Fonte: Entrevista com Philipp Kiehl
Imagem original sem crédito
Símbolos da sorte na Alemanha!
Fogos de artifício, carne de porco ou carpa, ferraduras, trevos de quatro folhas e o limpador de chaminés fazem parte dos usos e costumes mais tradicionais do Ano Novo alemão Quem oferece ao anfitrião da festa de réveillon um porquinho de marzipã ou um vasinho com trevos de quatro folhas, lança mão de símbolos seculares, que representam desejos de sorte e fartura. Vejamos por quê:
Porco ─ Porquinhos da sorte modernos são cor-de-rosa e de marzipã. Há muitos séculos, este animal era venerado como sagrado. Entre os germanos, o porco era símbolo de fertilidade e sinal de riqueza. Possuir um porco, significava em tempos passados estar bem abastecido.
Limpador de chaminé ─ Na Alemanha é sinal de sorte encontrar na rua um limpador de chaminés, com suas roupas pretas e seu chapéu típico. A profissão é associada com a chaminé, o elo de ligação entre dois mundos: o céu e a terra. É seu trabalho limpar as impurezas, abrindo caminho ao ar puro. Esta limpeza tinha uma profunda importância antigamente, quando o fogo podia se alastrar rapidamente e destruir uma cidade inteira em pouco tempo.
Trevo de quatro folhas ─ Sinal de sorte pela sua raridade. Outros tentam justificar o símbolo com a associação à cruz de Cristo. Ou ainda a cruz celta, usada para a proteção dos druidas. Pode também representar os quatro pontos cardeais ou a ligação entre os quatro elementos essenciais.
Ferradura ─ Antigamente era um objeto de muito valor. Serve tradicionalmente para proteger as propriedades da invasão por estranhos. Todavia, a abertura tem de apontar para cima, para abocanhar a sorte que cair nela. Outra credice reza justamente o contrário: colocada com a abertura para baixo, representa a letra ômega, do alfabeto grego, símbolo de sorte.
Cogumelo vermelho de pintinhas brancas ─ Embora impróprio para o consumo, era considerado sagrado pelos povos germânicos.
Joaninha ─ seu nome, Marienkäfer, em alemão, tem origem no nome da mãe de Jesus. Segundo a crença popular, ele é ao mesmo tempo mensageiro divino, protetor das crianças e curador dos doentes. Nunca se pode espantá-lo e muito menos matá-lo, pois dá azar.
Fênigue ─ antes do advento do euro, a centésima parte de um marco alemão era guardada com carinho pelos alemães, por ser símbolo de sorte. Já os antigos romanos presenteavam os deuses com moedas na passagem do ano.
Feliz Ano Novo!
Fonte: DW BR https://www.dw.com/pt-br/usos-e-costumes-alem%C3%A3es-de-ano-novo/a-1059417
Imagem: David Garrett FB
https://www.facebook.com/davidgarrettofficial/photos/10156367658123705
#davidgarrett #anonovo #newyear #entrenotas #simbols #simbolos
quinta-feira, 30 de dezembro de 2021
Sobre a sorte de ser Musico!
Do clássico ao pop: a estrela mundial David Garrett toca violino desde os quatro anos - e com grande sucesso.
Por Elisabeth Leitner
O violinista será convidado no “Klassik am Dom” nos dias 22 e 23 de julho de 2022. Para que ele usou o tempo nos últimos dois anos e por que canções de natal só são servidas como sobremesa, ele explica aqui.
EL: No verão você fez um show na Mariendom em Linz: Como você sentiu esse show?
DG: Foi um momento muito bom e emocionante tocar na Catedral de Linz e poder fazer música ali. Além disso, a Catedral de Linz oferece um cenário incrivelmente grande. Tirando isso, gosto muito da cidade. Foi também um dos poucos concertos que pudemos fazer devido ao corona com uma audiência um pouco maior. É por isso que foi muito emocionante para mim tocar lá e ao mesmo tempo gravar o show para o ORF. Consequentemente, é claro que já estou ansioso para me apresentar em frente à catedral, em julho do próximo ano.
EL: Como você supera os limites do gênero com sua música e conecta as pessoas?
DG: Acho que o mais importante é saber está sua casa. A música clássica é minha casa. E eu acho que se você estudar música e composição e lidar com música por décadas, você também terá a sensação certa. Outra palavra para sentimento seria gosto, instinto. Você também tem que aprender e desenvolver o gosto. Você tem que tentar muito. É um processo constante adquirir conhecimentos e depois implementá-los.
EL: Transferido para a sociedade: Como você consegue superar as fronteiras aqui? A música pode dar uma contribuição?
Dmitrij Kabalewski, compositor, pianista, pintor, escritor!
Dmitrij Borisowicz Kabalewski (Дмитрий Борисович Кабалевский, 30/12/1904 – 14/2/1987) foi um grande compositor russo soviético, notável pianista e escritor russo, que começou seus estudos musicais em 1918 na Escola de Música de Moscou. Seu pai deu-lhe uma educação liberal, onde o jovem Dimitry se destacou nas artes; ele pintou e se interessou pela poesia, além de se destacar como aspirante a pianista. Quando tinha 14 anos, Kabalevsky e sua família se mudaram para Moscou, onde recebeu sua educação primária em música no Instituto Musical de Scriabin de 1919 a 1925 (ele também continuou pintando).
Kabalewski é - junto com Prokofjew, Shostakovich e Khachaturian - um dos compositores soviéticos mais populares. Às vezes está próximo da música deles, mas na verdade permanece individual em seu humor específico, na vivacidade do pulso rítmico, na simplicidade e na clareza da textura e ao mesmo tempo na plasticidade dos temas melódicos, em uma dissonância peculiar.
Kabalewski é muito econômico em suas composições, usa texturas transparentes e temas simples. Uma parte importante da sua obra são pequenas peças para piano infantil, extremamente populares, pertencentes ao repertório regular dos alunos de piano. Representante do estilo neoclássico, referindo-se às obras de Prokofjew e Rachmaninoff. Escreveu sinfonias, poemas sinfônicos, óperas, música de câmara e piano, mas os mais populares são os concertos: piano, violoncelo e violino.
O íntimo relacionamento de Kabalevsky com o regime comunista soviético fez com que sua música.
ganhasse pouca projeção fora de seu país – algo que vem sendo retificado nos últimos anos. Suas obras mais conhecidas são as suítes para “Os comediantes” e “Romeu e Julieta”, além de seus dois concertos para violoncelo.
Dmitry Kabalevsky escreveu para todos os gêneros musicais; suas peças eram fiéis aos ideais do realismo soviético. Na Rússia, ele é mais conhecido por suas canções vocais, cantatas e óperas, enquanto no exterior ele é conhecido por sua música orquestral.
O “Concerto for violin in c major, op. 48” consta, naturalmente, do repertório oficial de DG para Violino e Orquestra.
Fontes:
https://www.bach-cantatas.com/Lib/Kabalevsky-Dmitry.htm
https://pt.wikipedia.org/wiki/Dmitriy_Borisovich_Kabalevskiy
Imagem Dmitrij Kabalewski : http://t0.gstatic.com/licensed-image?q=tbn:ANd9GcQbMo5Jkx70jq_4F17PhSfifaoaTyDRxsnpMAozM0bERfndVJNY_Jwn5rVKUqfL
Imagem DG: https://www.instagram.com/p/B96tI_2n09m/
quarta-feira, 29 de dezembro de 2021
"Eu me sinto em casa aqui!"
Por Anna Westkämper
David Garrett estava visivelmente chateado naquela tarde durante a entrevista no Hotel Savoy. A estrela do violino teve que adiar a planejada turnê “Alive”, incluindo o concerto em Colônia planejado para janeiro, para o outono de 2022. “Lamento muito, mas por falta de segurança no planejamento temos que adiar a turnê. O show foi feito para ser o que eu apresentaria aos meus fãs no passado, mas a saúde e segurança deles é minha prioridade ", disse Garrett.
Garrett decepcionado com o adiamento da turnê
Na época da turnê, o músico não terá se apresentado para uma platéia com sua banda por quase três anos. “Eu estava muito confiante de que tudo daria certo em janeiro. Mas agora você precisa lidar com a situação e olhar positivamente para o futuro ”, diz Garrett. Garrett está ansioso para tocar seu álbum de trilha sonora de 2020, "Alive", dois anos depois.
“Nos nos orientamos pela música do cinema, mas é claro que os arranjos são do meu estilo. Tornou-se um álbum muito eclético, de números de rock como 'Paint it Black' dos Rolling Stones a 'Stayin Alive' dos Bee Gees. Mas também há peças clássicas como 'Dança das Noites' de Prokofiev. É um álbum realmente ótimo para uma turnê. "
Apoio familiar em shows em Colônia
Em seus shows, ele sempre tenta encontrar o equilíbrio certo, diz Garrett. Além das peças bombásticas, ele está sempre em busca de intimidade com seus ouvintes. “Para mim é uma ótima oportunidade de me comunicar com o público por meio da música.” Ao se apresentar em Colônia, Garrett tem outro aspecto especial: a família.
“Eu cresci próximo em Aachen. Nesse sentido, há uma sensação muito caseira aqui. Quando criança, costumava vir à Colônia e assistir a concertos da Filarmônica com meus pais. Colônia é sempre a cidade mais próxima de onde nasci e me sinto em casa aqui e ali. Sempre tenho apoio da família na plateia."
Trabalhando em um novo álbum e biografia
Enquanto isso, Garrett usou o tempo sem apresentações ao vivo para outros fins. Ele já está trabalhando em um novo álbum que deve se afastar um pouco da música pop moderna. “Já se passaram alguns anos desde que gravei um álbum puramente clássico. É por isso que estou ansioso por isso ainda mais agora. Haverá também colaborações muito boas e emocionantes com músicos que são muito reconhecidos no mundo clássico”, diz Garrett.
Além da música, Garrett iniciou outro projeto na pandemia - sua biografia. “Eu finalmente tive um pouco de tempo para colocar minha vida em palavras - é emocionante o suficiente”, ele diz e ri. “Durante a pandemia de corona, tive a oportunidade de trabalhar mentalmente através da minha vida e acho isso muito divertido, há muitas histórias emocionantes e anedotas engraçadas. Agora tenho tudo isso bem presente, principalmente a minha infância. "
Fonte: Kölner Stadt-Anzeiger
Imagem: Alexander Roll
Um flash, uma frase!
“Tenho sido muito produtivo nos últimos meses. Muitos projetos que eu gostaria de realizar de uma forma ou de outra surgiram nessa época (pandemia): uma autobiografia, um álbum clássico. Além disso, existem projetos privados que, com sorte, verão a luz do dia no futuro; como um concerto para piano que escrevi!” (DG)
Tradições Alemãs de Ano Novo!
A maioria dos costumes de Ano Novo na Alemanha de DG vem de rituais germânicos e da Roma antiga. Beber, comer e festejar sempre fazem parte de uma festa alemã de réveillon, seja em família, ao ar livre ou num baile social. Na passagem de ano também é tradicional o badalar dos sinos.
Os fogos de artifício, para espantar os maus espíritos com muito barulho e receber o Ano Novo com muitas luzes, são um costume praticado nas ruas e parques de todo o país, seja em família ou entre vizinhos. Antigamente, eram usados guizos e chicotes para fazer barulho. Na Idade Média, os maus espíritos eram afastados com sinos, tambores e trombetas. Mais tarde, com o descobrimento da pólvora, o barulho passou a ser feito também através de tiros de morteiro e de espingarda. Esta tradição ainda é seguida no norte da Alemanha, para que as árvores tragam bons frutos no ano que se inicia.
Um costume em extinção é o do derretimento de chumbo para adivinhar o futuro. Ele consiste em derreter o metal e deixar cair pequenas porções dele numa bacia com água. A partir da figura formada pelo metal solidificado, há os que tentam adivinhar o que irá acontecer no ano que começa.
A grande variedade de pratos típicos servidos no final do ano também está relacionada diretamente às superstições e crendices. Quando se deseja abundância e fertilidade no ano que se aproxima, deixa-se na mesa até o dia seguinte os restos da ceia de Ano Novo.
Na lista de pratos típicos para a ocasião, aparecem as sopas de lentilhas, de ervilhas, de feijão de vagem ou até mesmo de cenoura. Segundo a crença popular, isto traz bênçãos e riqueza. Ou ainda chucrute com costelinhas de porco. Mas este prato só dá sorte se, antes de comer, a pessoa expressar o desejo de no ano seguinte dispor de tantos bens e dinheiro quantos fios de repolho estão na panela.
Enquanto as aves estão banidas do cardápio de réveillon, pois podem voar com nossa sorte pela janela, come-se peixe - mais precisamente a carpa, preparada de diversas maneiras - e o porco, um importante símbolo de sorte na Alemanha.
Por ser um alimento raro antigamente, a carpa tornou-se objeto de uma crendice: para ganhar dinheiro no ano seguinte, deve-se guardar na carteira uma escama do peixe comido na ceia. Ou então espalhar suas escamas pela casa. Mas ele só trará sorte se permanecer ali todo o ano seguinte. Já as famílias mais modernas costumam servir raclete ou fondue na noite de Ano Novo.
Também na Alemanha, são confeccionados pães e bolos para presentear no final de ano. Quando oferecidos a alguém, representam o desejo de fartura, saúde e sorte. Geralmente, trata-se de receitas comuns, de pães, bolos ou biscoitos, só que a massa recebe uma forma especial. Seja trançado ou em círculo, o produto final representa união e infinidade.
Quem oferece ao anfitrião da festa de réveillon um porquinho (Glücksschwein) de marzipã ou um vasinho com trevos de quatro folhas, lança mão de símbolos seculares, que representam desejos de sorte e fartura.
E, para você? Quais suas tradições?
Fonte: DW BR
https://www.dw.com/pt-br/usos-e-costumes-alem%C3%A3es-de-ano-novo/a-1059417
#davidgarrett #entrenotas #newyear #traditions #tradições
terça-feira, 28 de dezembro de 2021
Um flash, uma frase!
Limitando a três compositores, para um iniciante na Música Clássica eu recomendaria Tchaikovsky, Mozart e Bach! (DG)
Somos poeira de estrelas!
Quando você ou DG erguem seus olhos para os pontos brilhantes no céu da noite, atraídos de forma incontestável pelas estrelas, é apenas a “irmandade” universal fazendo seu chamado, afinal somos feitos do mesmo material das estrelas... somos estrelas conscientes olhando para nossa antiga aparência!
Sem a explosão de estrelas, a vida não seria possível. A pesquisa científica comprovou o que Carl Sagan já sabia há tempos: os humanos realmente são feitos de poeira de estrela. Depois de analisar 1500 estrelas, astrônomos chegaram à conclusão de que tanto os seres humanos quanto os astros brilhantes possuem 97% do mesmo tipo de átomos.
Os primeiros elementos químicos responsáveis pela vida foram originados a partir da explosão de uma estrela, é através do surgimento de uma supernova que os elementos químicos necessários foam originados.
Os elementos mais comuns, como carbono e nitrogênio, são criados nos núcleos da maioria das estrelas, fundidos a partir de elementos mais leves, como hidrogênio e hélio. Os elementos mais pesados, como o ferro, no entanto, são formados nas estrelas maciças que terminam suas vidas em explosões de supernovas. Elementos ainda mais pesados nascem nas condições extremas da explosão em si.
Foi constatado também que os elementos essenciais para a vida como a conhecemos (hidrogênio, nitrogênio, oxigênio, fósforo e enxofre) são prevalecentes nas estrelas que estão no centro da galáxia.
Na verdade, "nós somos uma galáxia onde memórias são estrelas, onde lembranças são cometas, onde pessoas que amamos são planetas. Somos difíceis de entender, assim como fáceis de compreender” - Mayke Williks
Fontes:
https://socientifica.com.br/somos-realmente-feitos-de-poeira-das-estrelas/
https://revistagalileu.globo.com/Ciencia/noticia/2017/01/agora-e-oficial-somos-mesmo-feitos-de-poeira-de-estrela.html
https://super.abril.com.br/historia/somos-poeira-de-estrelas/
Imagem EntreNotas/QM2 - out/2019
#davidgarrett #poeiraestrelas #stardusty #entrenotas
segunda-feira, 27 de dezembro de 2021
2022 para os Virginianos!
“Podemos acreditar que relacionamentos serão a área mais importante para Virgem durante o ano de 2022. Considerando não apenas a parceria amorosa, mas também parceiros profissionais e amigos de forma geral. Virgem terá um grande aprendizado sobre as relações e em sua maioria o saldo será positivo. Ou seja, é possível que Virgem, signo tão prestativo, receba muita atenção, carinho e dedicação das pessoas ao seu redor.
A maior parte das pessoas nascidas sob o signo de Virgem sabe viver muito bem sozinha. Isso não significa que gostem de estar sozinhas, mas têm um grau de autonomia muito grande. Se existem problemas a resolver, elas usarão a inteligência do signo e chegarão a uma solução. Não importa se os problemas são triviais como reparos necessários na rede elétrica ou o desafio de vencer um vício ou se sair bem numa prova importante.
Virgem é um signo “funcional”, embora em verdade, seja muito mais do que isso. Produtivo, próspero, prestativo. Inteligente e didático, Virgem está aprendendo a delegar, ceder, confiar. E aprendendo a receber mais da vida.
Os aspectos que recebe dos outros planetas são vários: (...) e já têm tocado a alma de Virgem, já têm trazido mudanças profundas em valores e o signo regido por Mercúrio já tem se permitido quebrar a obsessão pelo cenário profissional para se interessar por muitos outros temas.
“De repente” é uma expressão que Virgem não gostava até então. Mas, vai descobrir que deixar o improviso acontecer poderá ser muito mais prazeroso do que planejar a vida com muita antecedência. De repente uma viagem, de repente um novo amigo, de repente um novo livro. E a vida se revela muito mais rica e colorida! Porque não arriscar mais um pouquinho? O controle cede espaço para emoções novas, intensidade e adrenalina que pode divertir e fazer se desligar das preocupações de sempre.
Virgem vai compreender melhor a importância das pessoas em sua vida. E no amor poderá viver surpresas com relacionamento romântico e que acontecerá de surpresa. (...)
Por seu jeito produtivo e responsável, Virgem poderá passar o ano recebendo propostas de negócios e sociedades. (...) A perspectiva é de um retorno financeiro melhor para a grande maioria dos virginianos, que também continuarão se esmerando para serem cada vez melhor no que fazem.
A saúde é sempre um ponto delicado para o signo, mas basta saber temperar o trabalho com o lazer e o descanso. (...)”
Fonte: https://vejasp.abril.com.br/blog/astrologia/previsoes-para-virgem-em-2022/
domingo, 26 de dezembro de 2021
Segundo dia do Natal!
A maioria das pessoas se reúne com seus familiares nos dias 24, 25 e 26 de dezembro. Tradicionalmente na Alemanha, a véspera de Natal é o dia que a comunidade cristã se reúne para celebrar o nascimento iminente de Jesus Cristo e estar junto com a família mais próxima trocando presentes.
O dia 25 de dezembro, nascimento de Jesus é o dia de maior significado religioso, dia do almoço em família.
O dia 26 de dezembro é considerado pelos alemães o segundo dia do natal (zweiter Weihnachtsfeiertag), um feriado que pode ou não envolver mais comemorações. Para muitos é um dia de reflexão religiosa sobre o fato de que Deus se tornou humano e veio à Terra. Além disso, o dia entre os católicos também é dedicado à honra do primeiro mártir que foi morto por sua fé em Jesus Cristo: Santo Estêvão. Para outros apenas um dia para relaxar.
Entretanto, independentemente de você passar os dias de Natal tradicionalmente, comemorar o nascimento de Jesus no primeiro dia e a encarnação de Deus no segundo dia - ou apenas curtir a árvore de Natal, biscoitos e presentes, no final a maioria provavelmente gosta muito de estar em família e curtir o Natal.
Em muitos países da Comunidade Britânica, como Austrália, Nova Zelândia e Grã-Bretanha este dia é chamado de “boxing day”, porque os funcionários tradicionalmente recebem pequenos presentes em caixas de seus empregadores.
NO GIF
Fontes:
https://www.augsburger-allgemeine.de/panorama/Der-2-Weihnachtsfeiertag-2020-Wochentag-und-Bedeutung-id36376567.html
https://simplesmenteberlim.com/tradicoes-de-natal-na-alemanha-parte-2/
Imagem: Frame programa TV
sábado, 25 de dezembro de 2021
Armin van Buuren: perfeccionista nato
O DJ e produtor Armin van Buuren é um perfeccionista nato. Sua quinta posição como número um na aclamada pesquisa DJ Mag Top 100 DJs foi o resultado de sua lealdade aos fãs, sua criatividade no estúdio, a perseverança com que ele apresenta seu programa de rádio semanal 'A State Of Trance' e a energia que ele leva para as multidões à sua frente. Apesar da forte pressão que vem junto com ser um dos DJs mais populares do mundo, Armin sempre manteve seu foco na música. E é exatamente isso que o faz continuar.
Como artista, Armin é destaque em mais de 150 shows por ano nos principais festivais e locais em todo o mundo, incluindo Electric Daisy Carnival (Las Vegas, Nova York), Ultra Music Festival (Miami) e Tomorrowland (Bélgica), além de residências em Hï Ibiza, em Las Vegas e vários outros.
Armin é cofundador da Armada Music, a maior gravadora independente de dance music do mundo. A gravadora com sede em Amsterdã, Nova York e Londres, que foi fundada em conjunto com Maykel Piron e David Lewis, é aclamada internacionalmente por lançar música em todo o espectro da música eletrônica, foi eleita a 7ª posição na pesquisa "Label Of The Decade" da Mixmag em 2017 e é o seis vezes vencedora do "Best Global Record Label" no International Dance Music.
Entre seus álbuns de estúdio estão: 76 (2003), Shivers (2005), Imagine (2008), Mirage (2010), Intense (2013), Embrace (2015), Balance (2019), A State of Trance Forever (2021).
“This is what it feels like” está incluída no repertório oficial crossover de DG.
Fontes:
Vídeo “This is what it feels like”: https://www.youtube.com/watch?v=1V8tSgaXfT0
https://www.arminvanbuuren.com/
https://pt.wikipedia.org/wiki/Armin_van_Buuren
https://www.david-garrett.com/en/repertoire
#davidgarrett #arminvanbuuren #dj #entrenotas #thisiswhatitfeelslike
A lenda do pinheiro de Natal!
Mais uma vez, renasce a Esperança nos corações através da magia do Natal, através das lendas que deram origem às nossas tradições!
(Jean-Baptiste Poquelin Molière)
"Há muito, muito tempo, na noite de Natal, existiam três árvores junto do presépio: uma tamareira, uma oliveira e um pinheiro. Ao verem o Menino Jesus nascer, as três árvores quiseram oferecer-lhe um presente.
A oliveira foi a primeira, dando ao Menino Jesus as suas azeitonas. A tamareira, logo a seguir, ofereceu-lhe as suas doces tâmaras. Mas o pinheiro, como não tinha nada para oferecer, ficou muito infeliz.
As estrelas do céu, vendo a tristeza do pinheiro, que nada tinha para dar ao Menino Jesus, decidiram descer e pousar sobre os seus galhos, iluminando e enfeitando o pinheiro. Quando isto aconteceu, o Menino Jesus olhou para a árvore, levantou os braços e sorriu!
Reza a lenda que foi assim que o pinheiro – sempre enfeitado com luzes – foi eleito a árvore típica do Natal."
Imagens sem crédito na web
#davidgarrett #lendadopinheironatal #entrenotas #legendofthechristmaspine
sexta-feira, 24 de dezembro de 2021
O nariz brilhante de Rodolph foi visto sobre Berlim!
Talvez DG veja e se lembre que seus fãs esperam ansiosamente por um "Feliz Natal"!
Falando em Natal...
Franz Waxman: Compositor, Maestro, Empresário!
Franz Waxman (24/12/1906 – 24/2/1967), alemão de ascendência judaica, perseguiu seu sonho de uma carreira na música apesar das dúvidas de sua família, tornando-sei um compositor e maestro, conhecido principalmente por seu trabalho no gênero musical para cinema
Suas trilhas sonoras incluem Bride of Frankenstein, Rebecca, Sunset Boulevard, A Place in the Sun, Stalag 17, Rear Window, Peyton Place, The Nun's Story, Taras Bulba. Ele recebeu doze indicações ao Oscar e ganhou dois em anos consecutivos (por Sunset Boulevard e A Place in the Sun) Ele também recebeu um Globo de Ouro pelo filme anterior. Bernard Herrmann disse que o placar para Taras Bulba foi "o placar de uma vida".
Ele também compôs obras para concertos, incluindo o oratório Joshua (1959) e The Song of Terezín (1964-65), uma obra para orquestra, coro e coro infantil baseado em poesia escrita por crianças no campo de concentração de Theresienstadt durante a Segunda Guerra Mundial. Waxman também fundou o Los Angeles Music Festival em 1947, com o qual conduziu uma série de estreias na Costa Oeste de outros compositores de filmes e compositores de concertos.
Carmen Fantasie, que consta no repertório oficial de DG para Violino e Orquestra é uma obra-prima virtuosa. A peça faz parte da trilha sonora de Franz para o filme “Humoresque” de 1946, pelo qual ele recebeu uma indicação ao Oscar de Melhor Música. A melodia, baseada em vários temas da ópera Carmen de Georges Bizete (não relacionada) foi inicialmente concebida para ser tocada por Jascha Heifetz. No entanto, ele foi substituído por um jovem Isaac Stern para a gravação da trilha sonora do filme.
Depois de ver o filme, Heifetz pediu a Waxman para expandir o trabalho porque ele queria tocá-lo no programa de rádio. A obra tem sido tocada desde então por muitos violinistas virtuosos em concertos.
https://en.wikipedia.org/wiki/Franz_Waxman
https://www.imdb.com/name/nm0000077/bio?ref_=nm_ov_bio_sm
https://en.wikipedia.org/wiki/Carmen_Fantasie_(Waxman)
Imagem Franz Waxman sem crédito
Imagem DG: Frame MDR – 16/12/21
Vídeo Camen Fantasy: https://www.youtube.com/watch?v=sGOVWIDfba0
Feliz Natal gente bonita!
"Bonito é sorrir para o invisível e driblar o pessimismo!
Bonito é ser feliz e acreditar que a sorte é você quem traz!
Bonito é aceitar, é permitir, é respeitar, é voltar atrás quando preciso, é se calar!
Bonito é ser de verdade, não viver de metades e acreditar que o melhor vem por aí!
Bonita é essa sua crença no outro, essa sua crença no mundo, essa sua fé no amanhã!
Bonito mesmo é não parar nunca!
Bonito é reagir!
A vida nos põe a prova e a única coisa que ela exige de nós é CORAGEM PARA NÃO DEIXAR DE SORRIR!"
(Autor Desconhecido)
FELIZ NATAL GENTE BONITA!
Imagem sem crédito
#davidgarrett #christmas #natal #entrenota
quinta-feira, 23 de dezembro de 2021
S.C. Mk2 - Objeto Voador Identificado!
Papai Noel sempre desperta a curiosidade de pequenos e grandes... queremos saber seus segredos e... isso certamente inclui DG!
Celso de Campos Jr./Folha SP-18/12/05
“Ele faz apenas uma viagem por ano e, mais do que qualquer outro veículo, não pode falhar, sob pena de estragar o Natal de milhões de crianças. Nesta época do ano, costuma-se louvar a atuação do Papai Noel, competente fabricante e entregador de brinquedos e dos duendes, seus dedicados ajudantes. Poucos, porém, dão crédito a uma peça fundamental da logística natalina: o trenó.
Esperado pelos pequenos e invejado por motoristas de todas as idades, o lendário trenó, que há décadas cumpre sua missão sem precisar de manutenção, tem desempenho notável quando comparado a qualquer veículo. Qual deles chega a uma velocidade de 1.046 km/s e roda 120 milhões de quilometros sem abastecer?
De acordo com um artigo de Richard Waller publicado na revista "Spy", essas seriam algumas especificações necessárias para o veículo fazer todo o seu itinerário no tempo previsto. Os números consideram que 91 milhões de residências cristãs tenham pelo menos uma boa criança a ser presenteada e que o Papai Noel tenha 31 horas para alcançar todas (as sete horas extras são decorrentes dos fusos e da rotação terrestre).
Além da velocidade e da autonomía imbatíveis, o trenó caracteriza-se por sua fenomenal capacidade de carga — sem dúvida, o maior porta-malas da categoria. Na hipótese de cada petiz ganhar um presente de pouco menos de um quilo (o tamanho de uma caixa média de Lego), o trenó transportaria cerca de 350 mil toneladas. Isso, claro, sem contar o peso das renas e do próprio Papai Noel.
Para quem acha tudo isso uma grande brincadeira, é bom esclarecer que o museu da Força Aérea Norte-Americana já catalogou o trenó natalino em seu rol de aeronaves. O S.C.Mk2 foi balizado com as iniciais do nome do Papai Noel em inglês (Santa Claus) e é o segundo modelo produzido pelo Bom Velhinho, de acordo com os militares. O primeiro, cuja unidade de propulsão era composta por 62 galinhas, enguiçou num voo preparatório e foi substituído.
O modelo atual, em operação há quase um século, é movido por nove renas voadoras (Dasher, Dancer, Prancer, Blitzen, Vixen, Comet, Donder, Cupid e Rudolph) e tem cerca de 1,5 m de altura e 2 m de comprimento. Com as renas, a medida vai a 12 m. Papai Noel está trabalhando num terceiro modelo, o S.C.Mk3. Já em fase de testes, sua maior inovação é usar lâminas antiderrapantes. Papai Noel, assim que aposentar o Mk 2, irá doá-lo ao Museu da Força Aérea Norte-Americana — ao menos é o que os responsáveis pelo acervo creem.
Enquanto isso não acontece, é possível acompanhá-lo nos céus graças a um programa do Comando de Defesa Aérea da América do Norte (Norad, na sigla em inglês). O Norad Santa, braço lúdico do órgão, é responsável por rastear os vôos do rotundo piloto durante o Natal. Desde 1958, coloca seu equipamento e seu pessoal para responder a ligações de crianças interessadas na localização exata do Bom Velhinho.
Voluntários programaram-se para comparecer ao quartel-general do Norad, em Cheyenne Mountain, para atender aos telefonemas e atualizar a página da internei (www.noradsanta.org).
As informações sobre o paradeiro do S.C.Mk2 são todas fornecidas por sistemas de alta tecnologia. Entre eles, radares, satélites e aeronaves de combate, equipamentos que varrem o espaço aéreo dos EUA. Papai Noel que se cuide!”
Ah... se quiser seguir o voo do Papai Noel no S.C.Mk2, siga o link, na véspera do Natal:https://www.noradsanta.org/
Fonte: https://www1.folha.uol.com.br/fsp/veiculos/cv1812200507.htm
Imagens: Sem crédito na web
#davidgarrett #trenópapainoel #entrenotas #scmk2
quarta-feira, 22 de dezembro de 2021
Festival Verbier em Ibiza!
Durante muitos anos estive conectado com Martin Engstroem e Avi Shoshani, os fundadores do Festival Verbier. Estou ansioso por dar um concerto no primeiro Festival de "Ibiza Clasico" juntamente com Franck van der Heijden.
Muitos colegas, entre outros Thomas Quasthoff, Denis Matsuev, Lahav Shani, Christoph Koncz, Julien Quentin mostram no festival uma vasta secção transversal do repertório musical: desde música de câmara, sinfonias e concertos solo à ópera e jazz.
Todas as informações sobre os pacotes e o concerto no dia 23 de abril 2022, no Resort Six Senses, estão no link:
https://www.ibizaclasico.com/
Berlin, Alles Paletti!
Kurfürstendamm
Agora: 22h55/-2º
NO GIF
Imagem: maslowskaolga
https://www.instagram.com/p/CXjvYBCoo7c/
https://www.instagram.com/maslowskaolga/?hl=pt-br
Falando em Natal...
...é você quem ilumina tudo com seu amor, distribua o que tiver em seu coração!
#davidgarrett #christmas #natal #entrenotas
Papai Noel em termos Relativos ou Quânticos?
A ciência de hoje força uma divisão do mundo físico em duas partes: a relativista (escala macroscópica) onde valem leis probabilísticas e deterministas - é assim e não tem conversa; e a quântica (escala microscópica) na qual apenas leis probabilísticas tem vez - mas, pode ser, talvez, impossível determinar - e isso cria uma infindável série de conceitos, debates, soluções e falta de soluções que movimentam nossa ciência sempre em busca de respostas. Desse modo, o raciocínio clássico relativista nos indica que seria impossível Papai Noel realizar seu trabalho na véspera do Natal, pois uma grande parte das leis determinantes da física estariam sendo violadas com graves consequências.
Veja só: segundo cálculos estimativos (Paulo Elifaz Andrielli) "Papai Noel tem viajar 121,48 milhões de quilômetros, em cerca de 31horas, fazendo 91,8 milhões de paradas de um milésimo de segundo cada, isso sem pensar em parar para ir ao banheiro, deslocando-se a velocidade de 1045 km por segundo – aqui vale lembrar que uma rena normal consegue alcançar a velocidade máxima de 25 quilômetros por hora. Além disso, seu trenó deve carregar pelo menos 321.300 toneladas de carga - não incluído o Papai Noel invariavelmente descrito como extremamente obeso - assim puxar tal carga a 1045km/segundo cria uma resistência do ar de 14,3 quintilhões de Joules de energia por segundo, gerando um força centrífuga 17.500,07 vezes maior que a gravidade. Bem, já viu que as renas estariam pulverizadas e Papai Noel esmagado a esta altura!"
Mas... por outro lado, pensando em termos quânticos, (Alberto Mesquita Filho) “suponha Papai Noel como uma entidade ondulatória complexa. Ele pode penetrar por várias chaminés ao mesmo tempo, distribuir os presentes numa boa, se reagrupar e descolapsar e voltar para a ceia de Natal junto com a Mamãe Noel. E é isso o que ele faz há mais de 400 anos ininterruptos. Não vá atrás da conversa de relativistas porque eles não entendem nada do assunto. E digo mais: de janeiro a julho vai frequentemente para a Lua jogar dados com São Jorge e dizem os quânticos que os dois aprenderam a jogar dados com Deus que sabe jogar dados sim, ao contrário do suposto pelo pai da teoria da relatividade."
Bem, você decide se Papai Noel faz mesmo seu trabalho segundo a teoria Quântica ou não faz segundo o Relativismo! Uma vez que é óbvio que ambas acreditam na sua existência!
Fonte: https://www.ecientificocultural.com/ECC3/tepn.htm
Imagens: Sem crédito na web
#davidgarrett #papainoel #relativo #quantico #entrenotas #santaclaus
Giacomo Puccini, uma dos maiores expoentes da ópera realista!
A popularidade atingida pela obra do italino Giacomo Antonio Domenico Michele Secondo Maria Puccini ou apenas Giacomo Puccini (22/12/1858 – 29/11/1924) torna difícil imaginar que, em sua época, o compositor esteve longe de ser unanimidade. Mas, mesmo depois de alguns fracassos de público e crítica, seu trabalho acabou reconhecido pelo modo como levou adiante a experiência do drama musical italiano, tornando-se indispensável para a compreensão da história da ópera na passagem do século XIX para o XX.
Entretanto, apenas nos anos 1950 a obra de Puccini passou por um verdadeiro processo de reavaliação, capaz de estabelecer sua contribuição ao gênero, como definiu um de seus principais biógrafos, Mosco Carner. “Um dos sinais do talento do artista é saber criar, com sua fantasia, um mundo que somos forçados a reconhecer como particularmente seu. Isso não é necessariamente sinônimo de grandeza, mas exige um alto grau de personalidade, um dos dons criativos mais preciosos.”
Hoje, suas óperas estão entre as mais interpretadas, entre elas La bohème, Tosca, Madama Butterfly e Turandot. Algumas das árias das suas óperas, como "O Mio Babbino Caro" de Gianni Schicchi, "Che gelida manina" de La Bohème e "Nessun dorma" de Turandot tornaram-se parte da cultura popular.
Descrito pela Enciclopédia Britânica como "um dos maiores expoentes das óperas realistas", ele é lembrado como um dos últimos maiores compositores operísticos italiano e não poderia faltar no repertório eclético de DG. “O mio babbino caro”, da ópera "Gianni Schicchi" consta na lista crossover oficial
Vídeo “O mio babbino caro”: https://www.youtube.com/watch?v=NFSRQOo2TYQ
Fontes: https://www.concerto.com.br/noticias/arquivo/acervo-concerto-vida-de-giacomo-puccini
https://pt.wikipedia.org/wiki/Giacomo_Puccini
https://www.concerto.com.br/noticias/arquivo/acervo-concerto-vida-de-giacomo-puccini
https://www.david-garrett.com/en/repertoire
Imagem Puccini: https://pt.mahlerfoundation.org/mahler/contemporaries/giacomo-puccini/
Imagem DG: Fonte Nordish Republic Photos Margaretha Olschewski
#davidgarrett #giacomopuccini #opera #musico #omiobambinocaro #entrenotas
Assinar:
Postagens (Atom)