Nota!
TODOS os textos aqui publicados refletem apenas a imagem que a autora tem de David Garrett.
TODOS os créditos de imagens são mencionados quando conhecidos.
TODAS as fotomontagens são apenas ilustrativas, não refletindo uma situação real.
TODAS as fontes de matérias da mídia são mencionadas.
segunda-feira, 31 de julho de 2023
Noturno!
DG interpreta o Noturno de Chopin com a sensibilidade à flor da pele, enfeitiçando quem vê e escuta...
Um noturno é geralmente uma composição musical que evoca ou é inspirada pela noite. Foi cultivado durante o século XIX principalmente como uma peça de caráter para piano solo e sua origem é relacionada com o compositor irlandês John Field, considerado o pai do noturno romântico. Entretanto, sua representação mais conhecida se encontra nos 21 noturnos de Frédéric Chopin.
Ao final do século XVIII, coleções de peças para conjuntos de câmara eram intituladas Notturno, tal como Notturno em Ré maior, K.286 de Wolfgang Amadeus Mozart, escrito para quatro conjuntos distintos de trompas e cordas e sua Serenata Notturna, K. 239. Mozart também empregou o termo em obras vocais, como por exemplo o notturno para três vozes e instrumentos de sopro, K.436. Michael Haydn intitulou seus dois quintetos de cordas (st187 e 189) de Notturno.
Outros exemplos de noturno incluem Sonho de uma Noite de Verão de Feliz Mendelsson e três Noturnos de Claude Debussy, assim como obras de Dmitri Shostakovich, Vaughn Willians, Benjamin Britten e Lennox Berkeley.
No século XX o lirismo característico do noturno foi aos poucos sendo substituído pela tentativa de invocar os sons característicos da noite, como na Suíte 1922 de Paul Hindemith e na suíte out of Doors de Bartok.
Embora os noturnos sejam percebidos como sendo melodias tranquilas, expressivas e líricas, na prática apresentam uma grande variedade de caracteres e podem ser bem agitados.
Fonte: Direito Brasil Publicações/Prof. Maria Bernadete Miranda
#davidgarrett #noturno #musica #estilo #entrenotas #nocturnal
domingo, 30 de julho de 2023
"Próxima parada...
...de concertos ICONIC está à nossa frente e somos anunciados com grandes outdoors. Precisamos das suas perguntas que responderei durante o concerto. Escreva um email para iconic@david-garrett.com e com um pouco de sorte você será escolhido." (DG)
Dia Internacional da Amizade - 30 julho
"Você sabia que hoje é o Dia Internacional da Amizade? Você
pode descobrir o que a amizade significa para mim e quem são meus melhores
amigos no vídeo! Já marcou seus melhores amigos?"
(DG)
Vídeo: David Garrett Instagram
https://www.instagram.com/davidgarrettinsta/
#davidgarrett
#entrenotas
#internationalfriendshipday
#friendship
#bestfriends
#freunde
#bestefreunde
#tagderfreundschaft
#davidgarrett
#tagyourfriends
São nossas escolhas que mostram quem somos!
Cada atuação de DG nos faz admirar o músico, mas cada atitude, cada palavra nos faz admirar a pessoa!
Não são nossas habilidades que mostram quem somos, são nossas escolhas e atitudes! O que realmente nos diferencia do resto é nossa atitude perante as dificuldades e as conquistas, perante as vitórias e as derrotas.
Não importa qual é o nosso trabalho, onde vivemos ou se temos um diploma universitário. A forma como nos relacionamos com os outros é que diz tudo sobre nós. Ou seja, as atitudes que temos com alguém que precisa de nós, com aqueles que nos amam e, inclusive, com aquelas pessoas das quais não gostamos muito.
A bondade, o altruísmo e a solidariedade são palavras fáceis de pronunciar, no entanto, conseguir fazer com que estejam presentes em nosso comportamento é muito mais complicado. Se conseguirmos fazer isso, essas serão as palavras que vão definir a nossa personalidade, e será por elas que vamos ser lembrados, além de nossas habilidades especiais. Não basta ser um grande especialista, é preciso ser um “ser humano”!
Fonte: A mente é maravilhosa
#davidgarrett #serhumano #humano #habilidades #escolhas #atitudes #entrenotas
sábado, 29 de julho de 2023
Esperamos que os caminho sde Alondra e DG se cruzem brevemente!
Recebê-la em São Paulo foi um honra!
Tocar em casa para David Garrett!
Em 26 de agosto de 2023, o violinista mais icônico de nosso tempo apresentará obras recém-arranjadas dos primeiros dias dos grandes virtuosos do violino em uma formação de trio ao vivo como parte de sua turnê "Icônica" como parte do Kurpark Classix no Monheimsallee de Aachen.
A estrela mundial nascida em Aachen fecha o círculo com sua apresentação de verão ao ar livre em sua cidade natal
Uma das lembranças mais memoráveis que David Garrett compartilhou com seus leitores em sua autobiografia, publicada em 2022, é a seguinte: Em 1985, ele sentou-se com seus pais na quarta fila da sala de concertos Aachen Eurogress e maravilhou-se com uma apresentação do polonês - Violinista mexicano e professor de violino Henryk Szering. Com apenas quatro anos, ele imitou a linguagem corporal do solista e tocou violino aéreo, que o protagonista da noite não perdeu. Antes do bis dirigiu-se ao pequeno admirador do violinista Garrett e dedicou-lhe uma peça de Fritz Kreisler.
Com a última e moribunda nota do "Tempo de Minuetto" tocada principalmente para ele, nasceu o pequeno príncipe violinista David Garrett. A faísca inicial rapidamente teve um grande efeito posterior e pouco depois seu primeiro violino estava em seu quarto. Anos depois foi aceito na Julliard School em Nova York, onde Itzhak Perlman o ensinou. Ele também aprende seu ofício sob a égide de Yehudi Menuhin e Ida Haendel. O resto, como diz o ditado, é história. História da música gloriosamente bem sucedida!
Quando David Garrett entrar no palco da popular série de concertos ao ar livre Aachen Kurpark Classix às 20h de sábado, 26 de agosto de 2023, ladeado por Franck van der Heijden (guitarra elétrica) e Rogier van Wegberg (baixo e guitarra), ele venha um círculo completo. A apenas alguns metros do Eurogress, mais de três décadas e meia após seu renascimento em 1985, ele prestará homenagem a Fritz Kreisler e certamente também a Henryk Szeryng. O lema "icônico" de sua atual turnê e seu novo álbum é o programa para o músico, que ganhou vários prêmios de ouro e platina.
Não será um programa barulhento, mas sim um programa rico em nuances e detalhes para serem apreciados e admirados, porque "Iconic" é inspirado naqueles lendários violinistas cujas obras-primas e melodias comoventes inspiraram David Garrett quando criança. A música de Bach, Dvořák, Gluck, Kreisler e Schumann, para citar apenas alguns, é ouvida em novos arranjos para violino, guitarra e baixo criados pessoalmente por Garrett. O programa contará com David Garrett como um trio pela primeira vez
"Infelizmente, muitas obras maravilhosas dos primeiros dias dos grandes virtuosos foram esquecidas", diz David. “É por isso que significa ainda mais para mim que agora tenho a oportunidade de trazer todas essas belas peças de volta à vida.” Provavelmente especialmente em Aachen, porque casa é casa.
Artigo de Giulio Taminelli
David Garrett conclui a parte italiana da sua Iconic Tour em Brescia, uma série de concertos dedicados à redescoberta dos grandes músicos muitas vezes esquecidos do século XX, bem como à promoção do álbum homónimo Iconic editado em 2022. Acompanhando Garrett estará Franck van der Heijden na guitarra e Rogier van Wegberg no baixo.
A entrada no palco é espartana, mas serena. Simplesmente, os três componentes entram um de cada vez, cumprimentam o público e ocupam seus lugares. Obviamente David Garrett será o último a entrar em cena para receber a quantidade certa de aplausos (tudo bem ser "sério" para esta rodada, mas a alma do rock permaneceu e você notará isso ao longo da apresentação).
"A Música é como férias!"
Fragmentos do diálogo com Călin Pacatiuș, produtor de programas musicais especializados, Radio Timișoara
"Quando cheguei em Nova York eu tinha uma boa técnica de violino, mas musicalmente ainda havia muito o que trabalhar. Minha interpretação teve que mudar de uma composição para outra. Eu sempre confio no meu instinto.
O principal objetivo da música clássica é tirar as pessoas de suas angústias diárias, fazê-las esquecer seus problemas. Para mim, a música é como férias, uma fuga da rotina do dia a dia. Ela faz as pessoas pensarem positivamente, se orgulharem de si mesmas, esquecerem os problemas.
Mikis Theodorakis: Poderosa voz musical e política!
Sua poderosa voz musical e política atravessou a história turbulenta de guerra, ditadura e austeridade da Grécia. Mikis Theodorakis (29/7/1925 - 2/9/2021) sempre tinha uma palavra a dizer.
Muitos associam o nome Mikis Theodorakis à música do filme cult vencedor do Oscar, "Zorba, o Grego" - DG incluiu a melodia em seu repertório Crossover oficial - que o tornou uma estrela global em meados da década de 1960. A dança que acompanha, o Sirtaki, é considerada por muitos não gregos como a epítome da dança folclórica grega, embora a sequência de passos tenha sido inventada especialmente para o filme.
Mas Theodorakis compôs muito mais do que música tradicional, escrevendo mais de mil canções, muitas delas baseadas nas obras de poetas gregos, que há muito se tornaram parte da herança popular de sua terra natal. Ele também compôs inúmeras sinfonias e óperas, bem como música de câmara, balé e cinema.
Mikis Theodorakis nasceu na ilha de Chios, no Mar Egeu e gostava particularmente de música clássica; escreveu suas primeiras composições aos 13 anos e deu seu primeiro concerto aos 17. O jovem Mikis sonhava com uma carreira como músico e inscreveu-se como estudante no Conservatório de Atenas. Mas o destino logo atrapalharia seus planos.
Durante a ocupação da Grécia pelas tropas alemãs, Theodorakis lutou na resistência contra os nazistas. Durante a Guerra Civil Grega (1946-49), o compositor foi preso várias vezes como oponente comunista do regime. Ele foi torturado e duas vezes enterrado vivo, sendo salvo apenas por acaso. Após sua libertação do campo de trabalho de Makronisos, Mikis foi fisicamente destruído, mas sua paixão pela música permaneceu forte.
Theodorákis é também conhecido por sua posições políticas de esquerda as quais expressa abertamente, incluindo durante o governo da junta militar que comandou a ditadura grega que o prendeu e baniu suas canções. Sua trajetória política é cheia de altos e baixos.
Mas até o fim ele não resistia em falar. Embora não fizesse mais aparições públicas, ele criticava o status quo online, inclusive durante a crise de Corona, como quando o governo de Atenas inicialmente não concedeu subsídios a músicos desempregados. Quando algo acontecia na Grécia, todos ainda queriam ouvir sua opinião.
Vídeo oficial: https://www.youtube.com/watch?v=SPgN1tQEZLU
Fonte: DW/en/musical folk hero mikis theodorakis
#davidgarrett #mikitheodorakis #zorba #grego #musica #politica #music #politic #esquerda #entrenotas
sexta-feira, 28 de julho de 2023
Memória!
DG tem uma excelente memória. Ele conhece todas as músicas que executa em seu violino de cor, não precisa de pautas!
Um passo além da “excelente memória” está a memória eidética, popularmente conhecida como memória fotográfica, a capacidade de se lembrar de coisas vistas, ouvidas e sentidas com um nível de detalhe perfeito.
Mas ninguém precisa ser um gênio para ter uma memória fotográfica. Já foram desenvolvidos treinos diários que calibram nossas mentes para que nos lembremos dos acontecimentos com precisão. Por exemplo, existem atividades que, se executadas por 15 minutos diariamente, podem ajudar bastante a desenvolver a memória fotográfica.
Isso tem um impacto positivo na rotina, afinal, a memória é utilizada para diferentes atividades, desde os estudos até os trabalhos mais técnicos. E não é só para os mais esquecidos que esse tipo de técnica é indicado. É possível aprimorar habilidades e conseguir se dar bem nas mais variadas atividades cotidianas, com uma boa memória.
Tudo isso é sentido na rapidez com que a pessoa consegue absorver determinado tema ou ainda no raciocínio lógico desenvolvido, impactando a rotina de trabalho e melhorando ainda mais suas atividades mais simples, graças ao aprimoramento da memorização.
O impacto é ainda maior quando envelhecemos. É comum acabar perdendo um pouco a capacidade de reter informações com o passar do tempo, devido ao envelhecimento e morte de células neurais. Os exercícios específicos sugeridos pelas técnicas de memória criam a ginástica mental necessária para alongar a permanência dos registros e as futuras lembranças.
As técnicas de memória ajudam a trabalhar essa habilidade e também a retardar um pouco esse processo. Isso resulta em mais saúde e em um envelhecimento sadio.
Fonte: Blog Methodus/Alcides Schotten
quinta-feira, 27 de julho de 2023
"Aproveitando o sol o dia todo....
...Descanso muito necessário. Recarregando minhas baterias.❤️" (DG)
Fonte/Imagem: David Garrett Instagram
Assinar:
Postagens (Atom)