Nota!

TODOS os textos aqui publicados refletem apenas a imagem que a autora tem de David Garrett.
TODOS os créditos de imagens são mencionados quando conhecidos.
TODAS as fotomontagens são apenas ilustrativas, não refletindo uma situação real.
TODAS as fontes de matérias da mídia são mencionadas.

segunda-feira, 31 de maio de 2021

Quem sabe? - 1/6/2021 - 18h (CET)

 

Notícia legal: Elbe reabre!

Construindo um Violino: Um café também faz parte do trabalho!!!

A inexplicável energia da igreja de São Nicolau!

Sempre é bom lembrar que DG conhece Hamburg, cidade que ele visita muitas vezes, onde fez suas últimas tatoos, onde mora sua irmã, o porto onde ele embarca e desembarca da turnê “Star at Sea”, onde reúne milhares de fãs para shows em arena. Uma cidade para amar, que nos cativa por muitos motivos diferentes. Um deles é sua história sofrida. 

A Igreja de São Nicolau foi a primeira das igrejas de Hamburgo a ser destruída com o grande incêndio de 1842. O incêndio fez a cidade arder durante quatro dias, destruindo igrejas, a prefeitura e inúmeros outros prédios. Morreram 51 pessoas e cerca de 20.000 ficaram desabrigadas. Após esse incêndio, a reconstrução da cidade demorou mais de 40 anos. Depois desse episódio, o conselho da cidade decidiu reconstruir a Igreja. Após 17 anos de reconstrução, quando concluída, a igreja, com sua torre de 147,3m altura, era o edifício mais alto do mundo.

Mas a Igreja e a cidade não tiveram muita sorte. Durante a Segunda Guerra Mundial, Hamburgo foi novamente destruída. Sofreu pesados bombardeios que mataram mais de 35.000 civis e deixaram mais de 900.000 desabrigados, a maioria durante a Operação Gomorra. A área em torno da St. Nikolai foi fortemente bombardeada, ainda dá para se ver os impactos dos fragmentos de bomba nas paredes que sobraram de São Nicolau. Depois que a guerra terminou em 1945, a igreja era apenas uma ruína, havia sobrado só a torre.

Os nazistas foram extremamente cruéis na 2ª Guerra, mas americanos e britânicos também fizeram a sua parte nos horrores. Terminado o conflito, o Senado de Hamburgo decidiu não reconstruir a Igreja. Hoje ela se destaca como uma impressionante ruína no centro da cidade, para que nunca se esqueçam dos horrores da guerra.

No seu subsolo, há um memorial e museu para as vítimas da guerra e perseguição nos anos de 1933 a 1945. Entre 2014 e 2017 o memorial foi restaurado, investindo na segurança e preservação da torre que sobrou dos ataques da II Guerra Mundial. Há um moderno elevador que leva até o alto da torre da Igreja, de onde se tem uma visão panorâmica da cidade de Hamburgo.

Mas o lugar é muito mais que isso, a energia que emana daquelas ruínas consagradas é simplesmente poderosa, capaz de arrepiar a pele das pessoas que ali entram... é como sentir-se abraçado por milhares de almas que se confortam com sua presença e agradecem por não serem esquecidas... e quando os sinos repicam ao meio-dia... é muito além de poderoso! É algo difícil de explicar, precisa deixar a alma sentir!

Fonte: http://conheciecurti.com.br/hamburgo/
Imagens Hamburg EntreNotas/nov-2019
Imagem DG: https://www.instagram.com/p/B4IAKMkiDOX/
#davidgarrett #saintnikolaus #church #entrenotas #hamburg

domingo, 30 de maio de 2021

"A Musica não é religião!" (DG)


"Você não precisa de devoção para desfrutar. A música é ótima, mas você precisa estar livre para ouvi-la." (DG) 

Imagem: Timothy Fuss - photo.net https://www.photo.net/photo/11832491 
#davidgarrett #musica #entrenotas

Mallorca refúgio de DG... Todos os caminhos levam a Palma


Em 2015 "The Times" escolheu a capital Palma de Maiorca como a melhor cidade do mundo para se viver . O artigo defende que a cidade tem de tudo de forma acessível, com um clima excepcional durante todo o ano e repleto de cultura, salientando ainda que é uma das cidades mais pitorescas de toda a Espanha. Com praias a poucos minutos a pé e inúmeras atividades, Palma é sem dúvida um verdadeiro paraíso. 

Imagem: Xavier Font 
https://www.hotelmonport.com/post/curiosidades-sobre-mallorca 
#davidgarrett #palmamallorca #entrenotas #mallorca

Hamburg, um lugar para amar.... e seus meandros!

Imagem EntreNotas/Região de Hafen City/Porto - mai/2019
P.S. Em Hamburg DG fez suas últimas tatoos, embarca e desembarca de cruzeiros, visita sua irmã e faz seus shows.


 

Nao quero perder as experiências da vida!




Rever antigas entrevistas de DG, sempre é interessante, nos faz conhecer a jovem pessoa, que embora já começasse a se tornar um astro, é simplesmente um jovem ainda, cheio de sonhos, de desejos, teimosia, até mesmo um pouco de agressividade, lutando para conquistar seu lugar ao sol fazendo aquilo que ama fazer: música. Mas o mais interessante é perceber que ao longo dos anos, seu discurso continua consistente e isso acontece por uma única razão: DG é sincero, fala o que pensa naquele momento e seu pensamento pouco mudou com o passar do tempo e as mudanças foram para melhor, afinal todos crescem! 


Trecho da entrevista de Jan-Christoph Wiechmann com o jovem astro David Garrett em 24/04/2008/New York.

JCW: Mulheres? 

DG: Oh, sim mulheres. Não estamos fazendo tudo isso pelas mulheres? Músicos se tornam músicos porque querem conquistar as mulheres. Eu as convido para a ópera, aqui no MET, elas se derretem, não tem nada melhor.

JCW: Você toca violino para conquistar mulheres? Você será interpretado como sexista.
DG: Que diabo! Você vive só uma vez. É importante que você viva conscientemente, que se divirta, que encontre o sentido da vida. Eu nunca perderia o freio totalmente. Para mim, o centro é a música. Eu faço muita merda e tem que ser assim, vivi minha infância muito restrito, isso não me deixa feliz. Você precisa de equilíbrio para ter a cabeça limpa. Você não pode me dizer que um Beethoven ou Mozart não saiu para experimentar a vida. Música é uma grande coisa, mas precisa o trágico: quando você pensa que uma mulher é ótima e não dá certo com ela. Se você sair à noite e beber para matar a sede e fizer a maior merda, basta fazer xixi na Broadway sob as estrelas e tudo passa. Você não quer perder essa experiência de vida.

JCW: Xixi na Broadway?
DG: Bem, isso foi nos meus dias de faculdade e em noites fora com amigos. Não consigo imaginar como seria minha vida como médico ou como meu irmão: levantando às oito e voltando para casa às sete. Onde está a loucura?

JCW: O que é loucura? Drogas, sexo e rock'n roll?
Sim, sem ênfase em drogas. Mas sexo e rock'n roll com certeza. Eu sempre achei que se você não viver agora, você vai se arrepender depois. Você vê as pessoas infelizes e eu acho que é porque eles nunca saíram do seu caminho, não arriscaram.

JCW: Essa entrevista vai te tornar vulnerável.
DG: Eu sempre sou honesto A pior coisa que você pode fazer é brincar com as pessoas e não ser honesto. Isso sempre volta. Os gerentes gostam de riscar essas frases das entrevistas. Eu sou o mais autêntico possível. Dane-se, tem que ser eu! Pessoas me amam ou me odeiam. Essa é a coisa boa na vida, quando algo é realmente natural, então funciona. Esse é o problema com as bandas de elenco, é tudo programado, não tem mágica. Sou sempre honesto e direto, não finjo, as pessoas percebem isso.

Fonte:
https://www.stern.de/kultur/musik/interview-mit-star-violinist-david-garrett-pullern-am-broadway-3084534.html?fbclid=IwAR07QqWtzIHwKlV0hzi8GswwoiaAQW7Fzx5B7GZ-3-qhz72-F8Xo2BmGwrI
Imagens originais sem crédito
#davidgarrett #interview #entrenotas #entrevista #broadway
Entrevista completa traduzida

sábado, 29 de maio de 2021

Lembrando: Dia 1/6/21 DG vai estar no desafio da TV alemã "Wer weiß denn sowas?“


"Eu mantenho meu coração por trás do que faço!" (DG)


Imagem violino: Pinterest 
Imagem DG: frame programa Das Erste 2020
 

Berlin, Alles Paletti... Reflexos "Siegessäule"!


Imagem: Mischa Heuer 
https://www.instagram.com/p/CHNPaNWBg76/ https://www.instagram.com/mischaheuer 
#davidgarrett #berlin #mischaheuer #entrenotas

Parabéns Mestre Isaac Albéniz Y Pascual!


Isaac Manuel Francisco Albéniz y Pascual (29/5/1860 – 18/5/1909) foi um virtuoso pianista, compositor e maestro espanhol. Ele é um dos principais compositores da era pós- romântica, que também teve uma influência significativa em seus contemporâneos e compositores mais jovens. É mais conhecido por seus trabalhos para piano baseados em expressões idiomáticas da música folclórica espanhola. 

m 1876, o prestígio de Albéniz era amplamente conhecido nos círculos aristocráticos de Madrid. Albéniz forjou seu próprio caminho independente. Homem de imaginação inesgotável foi além do campo da própria música, chegando a inventar situações e anedotas que registrou em seu diário, que embora úteis no estudo de sua personalidade, requerem um certo escrutínio ou pelo menos a habilidade de separar o fato da ficção. 

Sendo um virtuoso compositor de piano, Isaac Albéniz também compôs música para outros instrumentos. Dedicou mais de uma década de seus quase quarenta e nove anos de vida a escrever temas para o teatro, como, por exemplo, sua obra operística de maior sucesso, Pepita Jiménez, também se dedicou a concertos e a gravação de sua ópera Merlin. Durante sua carreira, ele escreveu canções - mais de duas dezenas - bem como vários temas orquestrais e de câmara. 

O acervo pessoal de Isaac Albéniz encontra-se na Biblioteca da Catalunha e no Museu da Música de Barcelona. O acervo de DG, nomeia “Asturias” em seu repertório Crossover. 

Fonte: https://es.wikipedia.org/wiki/Isaac_Alb%C3%A9niz 
Imagem Isaac Albéniz: https://pqpbach.ars.blog.br/wp-content/uploads/2017/10/isaac-albeniz-4.jpg 
Imagem DG: https://www.david-garrett.com/de/media/fotos/pressefotos
Astúrias: https://www.youtube.com/watch?v=j_2qOn_QBgY

sexta-feira, 28 de maio de 2021

"Uma mesa, uma cadeira, uma tigela de frutas e um violino; o que mais um homem precisa para ser feliz?" (Albert Einstein)


Imagem: Nick Rowland

Hamburg, um lugar para amar... BarclayCard...

...é uma grande arena multi-uso em Hamburgo, que recebe até 16.000 pessoas, sendo uma das maiores da Alemanha e da Europa..

DG apresentou seu show "Unlimited" nesta arena em 25/5/2019.

Imagem: EntreNotas - mai/2019
P.S. Em Hamburg DG fez suas últimas tatoos, embarca e desembarca de cruzeiros, visita sua irmã e faz seus shows.

Começa hoje o 100º Festival de Mozart!


“Definir Mozart é impossível, mas é justo dizer que sua música é a coleção de trabalhos mais gloriosa já criada por um homem” (David Palmer/musicólogo)

Construindo um Violino: Refinando o corte das costas!

Mallorca, refúgio de DG... "Uep! Com anam?! "

 


É a saudação oficial de Mallorca e se traduz literalmente como “Ei, como vai?!”, Por isso não se surpreenda se alguém se dirigir a você com esta expressão.

Imagem: Xavier Font

Taj Mahal Negro: A tumba desaparecida!


Talvez DG já tenha perdido a conta de quantos países já visitou, mas a Índia não parece ser mencionada nenhuma vez em suas entrevistas ou chamadas de shows. Entretanto, curioso e ávido de conhecimento como ele demonstra ser, certamente já ouviu falar deste mito... ou será verdade??? 

O Taj Mahal é um mausoléu localizado em Agra/Índia, construído pelo imperador Mughal Shah Jahan em memória de sua esposa favorita, Mumtaz Mahal. O Taj Mahal ("Taj") é considerado o melhor exemplo da arquitetura Mughal, um estilo que combina elementos de estilos arquitetônicos islâmicos, indianos e persas. 

Em 1983, o Taj Mahal tornou-se patrimônio mundial da UNESCO e foi citado como "a joia da arte muçulmana na Índia e uma das obras-primas universalmente admiradas do patrimônio mundial". O mausoléu de mármore branco é na verdade parte de um complexo integrado de estruturas, que começou a ser construído por volta de 1632 e foi concluído por volta de 1653, sendo hoje uma das arquiteturas mais reconhecidas do mundo.

Mas o Taj Mahal Negro é um mistério popular, muito intrigante, que se tornou parte complementar da história do Taj Mahal. A lenda diz que Shah Jehan decidiu construir outro Taj em mármore negro, seu próprio túmulo, do outro lado do rio Yamuna e ligar os dois por uma ponte, mas a guerra com seus filhos interrompeu seu plano. Se olharmos para trás, a origem da história é baseada em duas fontes; notas escritas de um viajante francês contemporâneo e a antiga crença predominante do povo de Agra e descendentes dos artesãos da época.

Entretanto, seja uma lenda ou uma verdade ainda não comprovada, é inegável que, se a imagem espelhada do Taj Mahal original tivesse sido erguida, ela teria sido a uma das maiores maravilhas arquitetônica de todos os tempos.

Você acredita que o mito seja verdadeiro ou acha que é apenas uma estória imaginária criada por fanáticos pela obra original?

Fontes:
https://edtimes.in/theory-of-black-taj-mahal-failed-attempt-to-create-a-mirror-image-of-the-original-one/
https://timesofindia.indiatimes.com/travel/destinations/what-if-there-was-a-black-taj-mahal-in-india/as46383435.cms
Imagem: https://edtimes.in/theory-of-black-taj-mahal-failed-attempt-to-create-a-mirror-image-of-the-original-one/
https://www.pexels.com/pt-br/foto/negro-preto-taj-mahal-taj-mahal-preto-2090469/
Imagem DG sem crédito na web

quinta-feira, 27 de maio de 2021

Mallorca, refúgio de DG... águas azuis cristalinas!


 Imagem: Xavier Font 
#davidgarrett #mallorca #paraiso #entrenotas

Hamburg, um lugar para amar... com suas 2.640 pontes...


... mais que Veneza e Amsterdam juntas! 

Imagem EntreNotas - mai/2019
P.S. Em Hamburg DG fez suas últimas tatoos, embarca e desembarca de cruzeiros, visita sua irmã e faz seus shows.

"O Belo Garrett"!


Quando ouvimos o nome Stradivari parece surgir uma melodia divina vinda de um violino, pois, associamos as peças fabricados por Antonio Stradivari a uma qualidade sonora excepcional, afinal, são as melhores já produzidas... são mágicas. 

DG possui desde 2010 um belo violino Stradivarius, produzido em Cremona, em 1716, que ele se recusa a nomear e por esse motivo a peça ainda é conhecida como “ex-Adolf Busch”, seu último proprietário. O violino ainda possui sua nota original, proveniência atribuídas a Henry Werro, Ministro Stucki, Hamma & Co, Adolf Busch e possui certificados de WE Hill & Sons, Londres 1908, Hamma & Co., Stuttgart 1839, H. Werro, Berna 1944, além de referências de W. Henley, Antonio Stradivari e seus instrumentos, Ernest N. Doring, Quantos Strads Karel Jalovec, fabricantes de violinos italianos.

O violino hoje sem nome, parceiro fiel que acompanha DG em suas apresentações clássicas, com o vigor de um “garoto” de 305 anos de idade, entretanto, tem um adjetivo que DG gosta de usar sempre que se refere a ele: “BELO”!

E de tanto repetir esse adjetivo para a mídia, talvez no futuro, quando os jornalistas se referirem ao Strad de David Garrett, simplesmente o nomeiem como “O Belo 1716”, para não ser confundido com o “Bello” de 1687, ou quem sabe “O Belo Garrett”!

Fontes: https://www.bongartz-auktionen.de/exhibit-stradivari/
https://en.wikipedia.org/wiki/List_of_Stradivarius_instruments
Imagem sem credito na web
P.S. O texto trata apenas da visão da autora sobre o assunto
#davidgarrett #violin #strad #stradivarius #entrenotas #violino #belo

quarta-feira, 26 de maio de 2021

Super Lua... a última de 2021... revendo...

Próxima super lua junho/julho - 2022

 
 

Berlin, Alles Paletti... uma olhada e lembramos de "The Well Dressed Guitar"...


...música da banda Deep Purple - álbum "Rapture of the Deep"/2005, apresentada pela primeira vez em 2000, que DG toca endiabradamente em seu álbum Rock Revolution! 

Imagem: jermaine_030mm 
https://www.instagram.com/jermaine_030mm/?hl=pt-br https://www.instagram.com/p/CPORvnlKej4/ 
Vídeo: https://www.facebook.com/149550208995261/videos/1952880864820123

Talvez um novo livro de pautas esteja à vista...

...comentário de DG em uma de suas últimas entrevistas.

Hamburg, um lugar para amar... evento no pier!


Imagem: EntreNotas/Batizado MSC Grandiosa - 9/nov/2019 
#davidgarrett #mscgrandiosa #hamburg #pier #entrenotas
P.S. Em Hamburg DG fez suas últimas tatoos, embarca e desembarca de cruzeiros, visita sua irmã e faz seus shows.

Super Lua de Sangue!




Hoje, além da segunda e última Super Lua do ano, ocorre também o intrigante fenômeno do eclipse, que proporcionará o espetáculo da “Lua de Sangue” (o astro se reveste de um brilho vermelho), evento cercado de mitos e lendas através da história da humanidade. 

Dizem que esta Super Lua vai influenciar o desejo de embarcar em novas aventuras, otimismo, confiança e entusiasmo; em suma, tudo o que é necessário para vivermos bons momentos! Também seremos impelidos a não esquecer o momento pelo qual estamos passando e os cuidados que devemos ter conosco e com os que nos rodeiam. Nesta lua aumentará o nosso desejo de liberdade, mudança, evoluço, desfrutar plenamente dos pequenos prazeres da vida, viajar um pouco ou simplesmente estar com os nossos amigos.

Todos os signos serão atingidos pelos eventos que vão chegar para os nativos de Virgem, como DG, com mudanças até mesmo físicas e exigindo que definam suas prioridades, pois, tudo parece perfeito, mas não é bem assim, com todas as responsabilidades que tem, poderão sentir-se pressionados.

Segundo a astrologia, algumas semanas antes de acontecer já temos o “efeito eclipse” em nossas vidas, produzindo surpresas, reviravoltas, acontecimentos inesperados e um aumento de sensibilidade. Isto perdura cerca de três semanas depois do eclipse! Além disso, um eclipse tem vigência de seis meses, portanto, estas ativações ficam presentes na nossa vida e no âmbito coletivo por este tempo.

Não perca esse espetáculo no céu e o incentivo para evoluir!

Fontes:
https://meu.astrocenter.pt/astrologia/lua/art-lua-cheia-maio
https://www.personare.com.br/eclipse-de-26-de-maio-m86414
Imagem DG: Frame Programa ZDF TV – out/2020
Imagem lua: EntreNotas
https://www.zdf.de/show/zdf-fernsehgarten/201004-sendung-fsg-100.html?fbclid=IwAR0kV4zn_XFluRwYZ6kKs5xoDnmbyTZYCXwf9gr9jXhhpJOeZ5b2eWG3S6Y
#davidgarrett @bloodmoon #luadesangue #eclipse #superlua #entrenotas #supermoon

terça-feira, 25 de maio de 2021

Mallorca, refúgio de DG...envolta no azul, cercada de verde!


Imagem: Xavier Font 

A espuma oceânica... remete diretamente para a suavidade, delicadeza e naturalidade de DG ao interpretar Clair de Lune!


O luar surge na face escura da Terra há bilhões de anos, até que finalmente Claude Debussy o traduziu em música. Clair de Lune é uma das composições clássicas mais belas e executadas em todo mundo, parte da Suíte Bergamasca, que imortalizou seu criador tornando-se um dos maiores ícones da música erudita em todo mundo. 

Imagem espuma: RL Leucart 
Imagem DG: EntreNotas/Unlimited/QM2 - out/2019
Vídeo: https://www.facebook.com/watch/?v=1001468946873645

Hambug, um lugar para amar...mesmo quando o tempo é ameaçador!

Imagem EntreNotas/Mitte/Construções à beira do canal histórico
P.S. Em Hamburg DG fez suas últimas tatoos, embarca e desembarca de cruzeiros, visita sua irmã e faz seus shows.

Strandkorb!


Ano passado, quando esteve alguns dias na ilha de Rügen, DG postou algumas imagens que mostram uma interessante cadeira de praia!

Strandkorb é uma invenção alemã engenhosa que nos últimos 125 anos se espalhou do Báltico (Ostsee) ao Mar do Norte (Nord See) e além! Hoje você vai encontrar essas cadeiras cestas práticas e bastante confortáveis em jardins, quintais e até em cafés, igrejas, feiras e museus! 

Elas estão tão profundamente enraizados na cultura alemã que você as encontrará em todos os lugares, desde música até romances de mistério! As pessoas passam férias nelas, Thomas Mann se escondia na dele e muitos casais amam envolver-se em "seu" Strandkorb.

Tudo começou com um jovem fabricante de cestos em Rostock (no Mar Báltico) chamado Wilhelm Bartlemann, em 1882. Segundo a história, em 1882, uma jovem nobre chamada Elfriede von Maltzahn, que sofria de reumatismo, entrou em sua oficina e pediu-lhe que lhe preparasse algo em que ela pudesse sentar-se enquanto desfrutava dos benefícios do ar fresco da praia para a saúde. Também devia protegê-la do vento e do sol e, claro, ser confortável. Bartlemann surgiu com uma simples “cadeira de praia” de assento único protegida por uma cesta feita de vime e cana que se enrolava nas costas e por cima. Simples e prático.

Com o tempo o uso do Strandkorb se espalhou e enraizou na cultura alemã, por serem confortáveis e perfeitos em diferentes situações climáticas. Os Strandkörbe de hoje têm amenidades modernas que Bartlemann nunca teria sonhado em sua imaginação mais selvagem. Podem ser encontrados com apoios confortáveis para os pés e porta-revistas/jornais, além de ter mesas dobráveis, refrigeradores embutidos, assentos aquecidos (no Mar do Norte é frio), bem como luzes e plugues de 12 volts alimentados por painéis solares!

A maior mudança aconteceu porque as pessoas ficaram maiores... hoje pode-se comprar um XXL Strandkorb! Suficientemente grande para três ou quatro pessoas e para satisfazer quem deseja espaço extra.

Nas praias os visitantes pagam uma taxa de aluguel por um dia de uso e aqueles que retornam são muito protetores em relação ao que consideram "seu" Strandkorb, geralmente reservando com um ano de antecedência!

Se você já experimentou, sabe como é legal encontrar um na porta da igreja ou num evento, oferecendo seu conforto!

Fonte: https://germangirlinamerica.com/what-is-a-strandkorb-and-where-can-you-buy-a-strandkorb/
Imagem Strandkorb: https://www.curranonline.com/catalog/Garpa-Strandkorb#group-1
Imagens David Garrett Instagram: https://www.instagram.com/p/CAu3PeWHW9n/
https://www.instagram.com/p/CAxL8MVn0sT/
https://www.instagram.com/p/CAx3zy3n8yn/
https://www.instagram.com/p/CA0F-hoHpHc/
#davidgarrett #cadeirapraia #strandkorb #entrenotas

segunda-feira, 24 de maio de 2021

Videoteca DG: 14!

Hamburg, um lugar para amar... Kleine Alster...


 ... é uma seção de 200 x 40 metros do rio Alster. Está localizado diretamente no Rathausmarkt no centro de Hamburgo e junto com o mercado e câmara municipal é uma reminiscência da Praça de São Marcos em Veneza. 

Imagem EntreNotas - mai/2019 
#davidgarrett #hamburg #kleinealster #entrenotas
P.S. Em Hamburg DG fez suas últimas tatoos, embarca e desembarca de cruzeiros, visita sua irmã e faz seus shows.

Tempos de pandemia.... mas de música também!

Construindo um Violino: Corte da parte frontal e costas para a costela montada...

 
 ...essa é a diferença no artesanato, cada peça é realizada de modo a encaixar perfeitamente na anterior.

Mallorca, refúgio de DG... próximo da natureza!


 Imagem: Xavier Font

A Música erudita na Alemanha hoje!


DG está absolutamente certo praticando o ”crossover”. Sua criatividade e seu pequeno violino têm conseguido capturar a atenção de milhares de pessoas que nunca se interessaram pela música erudita, não apenas para ouvir e apreciar, mas também despertando curiosidade suficiente para que conheçam os compositores e suas obras, ampliando de forma significativa a bagagem cultural de seus fãs. Isto é admirável e chega num momento crítico para a música erudita. 

(trecho artigo DW) 
“Poucos países possuem uma herança musical tão significativa quanto a Alemanha, cujo patrimônio não se restringe a suas fronteiras geográficas. Ele abrange tanto a obra de compositores alemães, como Johann Sebastian Bach, Beethoven, Schumann, Mendelssohn, Brahms, Wagner e Hindemith, como também os austríacos Haydn, Mozart, Schubert, Schönberg, Berg e Webern e muitos outros que viveram no espaço do idioma e da cultura alemães.

Porém uma longa e venerável tradição não basta para manter viva uma forma de arte. Também a música erudita precisa de público e sua falta vem provocando uma crise que ameaça a existência do setor.

As causas são múltiplas. Como o resto do mundo, a sociedade alemã evolui e redefine seus valores; a "formação clássica" e o "cidadão culto" – que lia os livros indispensáveis, frequentava regularmente concertos e teatros – perdem inexoravelmente relevância. A tradição de executar música clássica como hobby (hausmusik) tampouco resiste às influências globalizantes.

Um caminho tem sido desenvolver estratégias inovadoras, como campanhas publicitárias ousadas e programas combinando clássico e jazz, rock ou pop. Porém, se o público da música erudita é cada vez mais idoso e reduzido, a solução definitiva só pode ser investir nas novas gerações, despertar o interesse pela arte musical desde a infância, formando plateias. Teoricamente, a escola seria a plataforma ideal para esta tarefa. Na prática, as aulas de música têm status menor nos currículos escolares e são as primeiras a serem sacrificadas nos cortes de verbas.

Maior sucesso alcançam os projetos que aproximam colegiais e artistas atuantes. Notáveis neste aspecto têm sido as oficinas da Filarmônica de Berlim, iniciadas pelo maestro inglês Simon Rattle. Unindo música e movimento, elas permitem aos jovens – especialmente da periferia da capital – vivenciar diretamente o repertório moderno e contemporâneo, expandindo seus horizontes culturais.

No início do século 21, a música erudita na Alemanha enfrenta o grande desafio de (re)encontrar o seu lugar como parte viva da sociedade.”

Fonte: DW Brasil
https://www.dw.com/pt-br/a-m%C3%BAsica-erudita-na-alemanha/a-1067349
Imagem sem crédito na web

domingo, 23 de maio de 2021

Mallorca, refúgio de DG...


Imagem: Xavier Font 
#davidgarrett #mallorca #cala #praia #entrenotas

Luva de Ajuste!


"Interessante ver que o conceito que eu tinha de tocar com uma luva ajustadora, que muda a sensação, relaxa a mão esquerda e a mantém aquecida, foi transformado em um produto. Não tenho certeza se esta funciona tão bem quanto a que eu tenho, mas .... é bem-vinda! 😉" (DG) 

Hamburg, um lugar para amar... Rathaus!


Construída em 1886, a Prefeitura de Hamburgo é a sede do poder executivo e legislativo de Hamburgo e, portanto, é a sede de um dos 16 parlamentos estaduais da Alemanha. 

Lembrando, DG sempre inclui a cidade na rota de seus shows, lá fez suas últimas tatuagens, embarca e desembarca de cruzeiros, sua irmã reside em Hamburg!

Imagem EntreNotas - mai/2019 
#hamburg #rathaus #entrenotas

Sempre penso em meus shows como algo que me excita!


DG: “Nunca tenho expectativas. Sempre penso em um dos meus shows como algo que me excita, penso em poder trabalhar com músicos maravilhosos, uma grande banda, estar acompanhado por uma grande orquestra, um grande maestro. Para mim tudo é sobre ter os melhores momentos da minha vida no palco, aproveitando a música, e mais, acho que o segredo está em não tocar para o público, mas tocar para você mesmo e fazer a música no palco, isso é realmente mágico. Você tem que pensar no que as pessoas realmente querem ver, mas o mais interessante acaba sendo a vibe natural que surge quando você não quer impressionar o público e eles ficam fascinados!” 

Fonte: Entrevista Bla Bla Show TV – parte 1/2 
https://www.youtube.com/watch?v=8tvOQtseG_c
https://www.youtube.com/watch?v=1z9E8QtNcR4&fbclid=IwAR0C6UEZdDtmprfDFB2UYT9AiYZM6lKhAiIKwZHwt5gOX5ezuEhPm5fOzXE Imagem: Frame programa Das Erst 1 “Quem sabe isso?” 
 #davidgarrett #shows #excitante #entrenotas

sábado, 22 de maio de 2021

Dia Internacional do Abraço!


Abraçar é envolver alguém com os braços, de forma rápida ou prolongada, forte ou discreta, seja para matar a saudade, demonstrar gratidão, cumprimentar, despedir-se, fazer as pazes etc. 

O abraço sempre foi um gesto naturalmente praticado pelas pessoas, com os significados e efeitos profundos que o gesto pode ter sobre as relações humanas. É fato que ele faz parte de forma mais intensa em algumas culturas, como a do Brasil, por exemplo! 

Hoje, pelo segundo ano consecutivo a data é celebrada em cenário de pandemia. Em uma inversão de sentido, não abraçar é que virou demonstração de proteção e cuidado, entretanto, ainda existem muitas formas criativas e amorosas de "abraçar" o outro! 

PARA VOCÊ, UM ABRAÇO NO CORAÇÃO! 

Fonte: https://www.opovo.com.br/noticias/brasil/2021/05/22/dia-internacional-do-abraco--saiba-como-substituir-o-gesto-na-pandemia.html
Imagem sem crédito na web

Leviatã!

Hamburg, um lugar para amar... estação aérea Baumwall em dia de chuva!


O metrô de Hamburgo mais conhecido como U-Bahn é apenas uma parte do denso sistema de transporte público da cidade, composto por: metrô com 4 linhas, 93 estações e 106,4 km de vias, trens suburbanos (S-Bahn), bondes e ônibus. 

Fonte: https://en.wikipedia.org/wiki/Hamburg_U-Bahn 
Imagem EntreNotas/Hafen City
P.S. Em Hamburg DG fez suas últimas tatoos, embarca e desembarca de cruzeiros, visita sua irmã e faz seus shows.

Influência alemã ajudou a moldar os Estados Unidos!


DG, filho de uma cidadã americana e um alemão, claro, tem passaporte dos dois países, pois, é meio alemão, meio americano! 

De acordo com pesquisa censitária de 2018, mais de 44 milhões de norte-americanos, ou 15% da população dos Estados Unidos, autodeclararam-se como sendo de origem alemã. Esse número torna a ancestralidade alemã a mais numerosa no país remontando ao período colonial.

O Natal nos Estados Unidos seria irreconhecível sem as tradições que os imigrantes alemães levaram para os Estados Unidos. A árvore de Natal decorada e a figura do Papai Noel entregando presentes — marcas do Natal nos EUA — chegaram com as famílias alemãs e logo se espalharam para as casas americanas.

Alguns alemães estavam entre os primeiros imigrantes europeus a chegar no Novo Mundo, juntando-se aos ingleses em Jamestown, Virgínia, em 1608. Em busca de terra e liberdade religiosa no século 18, eles se estabeleceram primeiramente na Pensilvânia e em Nova York. Cerca de 8 milhões de alemães imigraram para os EUA entre 1820 e 1870. Em sua maioria, eles se estabeleceram nos estados setentrionais do Meio-Oeste de Dakota do Sul, Minnesota e Wisconsin.

Os germanos-americanos contribuíram para o desenvolvimento dos Estados Unidos de diversas e profundas maneiras. Por exemplo, John Roebling, imigrante e engenheiro alemão, construiu a famosa e bela Ponte do Brooklyn em Nova York, que foi inaugurada em 1883.

Os germanos-americanos também fundaram muitas empresas americanas de muito sucesso, veja:

• William Boeing, cujos pais imigraram para os EUA em 1868, fundou a Aero Products Company em 1916. Ele mudou o nome da empresa para Boeing Airplane Company em 1917. Hoje, a Boeing é a maior empresa aeroespacial do mundo.

• Levi Strauss chegou aos EUA em 1847 e, em 1853, fundou, em São Francisco, a Levi Strauss & Company, a primeira empresa a fabricar calças jeans. Os jeans da Levi’s são famosos em todo o mundo.

• Heinrich Engelhard Steinweg imigrou para Nova York com sua esposa e oito filhos em 1850. Ele americanizou seu nome para Henry Steinway e fundou a fábrica de pianos Steinway & Sons em 1853. Hoje, os clássicos pianos Steinway podem ser encontrados em quase todas as salas de concertos ao redor do mundo.

• Frederick Edward John Miller, experiente fabricante de cerveja, fundou em 1855 a cervejaria Miller Brewing Company, na cidade de Milwaukee, estado americano do Wisconsin.

• Pabst Brewing Company é uma empresa americana que remonta suas origens à antiga Best Brewing Company, empresa cervejeira fundada em 1844 em Milwaukee por Jacob Best e renomeada em 1889, por Frederick Pabst. O respeito aos mais de 175 anos de tradição cervejeira aliado ao poder da marca nas últimas décadas a transformaram em um ícone americano.

Fonte: https://share.america.gov/pt-br/german-influence-helped-shape-america/
Imagem: David Garrett FB
https://www.facebook.com/photo?fbid=10154654914213705&set=pb.100044182402053.-2207520000..

sexta-feira, 21 de maio de 2021

Carta aberta: Músicos alemães lutam por reconhecimento político!

 
Cerca de 1.145 músicos proeminentes enviaram recentemente uma carta aberta aos membros do Bundestag alemão. Peter Maffay assinou, assim como Helene Fischer ou Helge Schneider, Kitschkrieg, HP Baxxter e Robin Schulz - para citar apenas alguns. Na carta - "O horror não tem fim", os músicos e bandas protestam contra um projeto de lei com o qual a reforma dos direitos autorais europeus deve ser implementada na lei alemã. 

O clima está tenso desde então. A versão atual da lei planejada garantirá “incapacitação” e “expropriação” dos músicos, diz a carta. Os direitos morais seriam "sacrificados no altar da suposta defesa do consumidor"; o projeto mostra uma "priorização anti-artista". O armamento retórico e a proeminência reunidos na carta mostram igualmente: a reforma dos direitos autorais é um tópico altamente relevante e altamente emocional. 

Este é apenas o capítulo mais recente de uma discussão acalorada, em curso sobre a reforma dos direitos autorais na União Europeia.

Hamburg, um lugar para amar... a estonteante altura e delicadeza das árvores!


Tília, carvalho, bordo, carpa e plátanos são as principais espécies entre as 224.000 árvores de rua da cidade que também tem macieiras, pereiras e ameixeiras além de outras 300 espécies. A árvore de rua mais antiga fica em Albertiweg/Altona: um carvalho (Quercus robur) de 1720. Todas podem ser visualizadas no registro de árvores online.

Imagem EntreNotas/Hamburg-Nord - mai/2019 
#davidgarrett #hamburg #green #trees #arvores #entrenotas #verde
P.S. Em Hamburg DG fez suas últimas tatoos, embarca e desembarca de cruzeiros, visita sua irmã e faz seus shows.

Relacionamento pessoal com o público!


DG: “Tive a sorte de poder receber educação em música clássica. Aprendi a tocar violino da melhor maneira, o que me dá um mar de possibilidades a explorar. Mais tarde, complementei meus estudos na Juilliard, o que me ajudou a fazer preparativos para voltar. Então tenho a oportunidade de criar minha própria música do zero, com arranjos necessários e originais. 

Não acho necessário ouvir muito o que as outras pessoas falam, é mais importante ouvir-se soando como você imagina. Isso é mais interessante. Acho que o crossover é mais pessoal, além de ser eu mesmo no palco e uma relação que posso manter com o público, que é muito maior do que quando você se apresenta em um espaço cultural ou em uma casa de música clássica. Lá a música é contínua quase não há pausas, então é preciso um pouco mais de dedicação e criação da minha parte para dar a vocês algo de bom na audição. 

Gosto bastante de ambos os conceitos, embora sejam muito diferentes, mas quando você apresenta um concerto clássico é muito sobre a sua interpretação e como você entende o que o compositor queria transmitir, o que é uma honra para mim. Por outro lado, com o crossover, sinto que tem uma oportunidade maior de me relacionar com o público, a um nível interno e muito pessoal!” 

Fonte: Bla Bla Show TV/parte 1/2 - out/2018
Fonte: https://www.youtube.com/watch?v=8tvOQtseG_c https://www.youtube.com/watch?v=1z9E8QtNcR4&fbclid=IwAR0C6UEZdDtmprfDFB2UYT9AiYZM6lKhAiIKwZHwt5gOX5ezuEhPm5fOzXE 
Imagem: Frame programa TV

quinta-feira, 20 de maio de 2021

Construindo um Violino: Moldagem da costela!

Onda Oceânica... simples, diferente, surpreendente, amorosa...


 ...exatamente como a música "Beauty and the Beast", uma canção escrita pelo compositor Alan Menken e o letrista Howard Ashman, para o trigésimo filme de animação da Walt Disney Animation Studios, Beauty and the Beast -1991. Interpretada por DG no álbum "Alive" - 2020. 

Imagem onda: RL Leucart 
Imagem DG sem crédito na web

Hamburg, um lugar para amar... o colorido das frutas e legumes na calçada!


 Imagem EntreNotas/Hamburg-Nord - mai/2019 
#davidgarrett #frutas #legumes #calçada #entrenotas #ruit #vegetables
P.S. Em Hamburg DG fez suas últimas tatoos, embarca e desembarca de cruzeiros, visita sua irmã e faz seus shows.

O alemão quase foi língua oficial dos Estados Unidos!!!???


Segundo DG, o primeiro idioma que ele aprendeu foi o inglês e mais tarde quando foi para o jardim da infância ele aprendeu o alemão. Hoje ele circula com desenvoltura entre um e outro! 

Reza uma lenda que o alemão teria perdido uma grande oportunidade de tornar-se língua oficial dos EUA. E o pior: a decisão teria estado nas mãos de um descendente de alemães. Será?

Há cerca de 200 anos circula uma lenda, segundo a qual a língua alemã por um triz não se tornou a língua oficial dos Estados Unidos, conforme divulgou o site alemão Spiegel Online. Segundo a chamada "Lenda de Muehlenberg", apenas um voto teria faltado para aprovar uma lei que transformaria o alemão no idioma oficial do país que é hoje a maior potência mundial.

Pode-se até pensar em uma explicação relativamente plausível para esta história que volta a surgir a cada ano. Se o inglês era tido como língua dos odiados senhores coloniais, contra os quais os novos americanos lutaram pela sua independência, nada mais natural que eles optassem por outra língua. Mas a verdade é que um tal projeto de lei nunca existiu, nem mesmo em caráter regional.

Mas, como toda lenda tem um fundo de verdade, também esta tem sua origem em um fato verídico: em 9/1/1794, um grupo de imigrantes alemães apresentou ao governo do Estado americano de Virgínia uma petição pedindo a publicação das leis também em alemão, para que pudessem melhor se adaptar à nova pátria. O pedido, entretanto, foi recusado por 42 votos contra 41.

O voto que faltou foi o de um alemão, o porta-voz da Câmara dos Deputados, Frederick Augustus Conrad Muehlenberg, que se absteve. Segundo ele, quanto mais rápido os alemães se tornassem americanos, melhor.

Foi preciso apenas uma geração para que a frustração da derrota transformasse tal episódio em lenda. E assim rumores teceram esta versão: que no ano de 1828 teria havido no Estado da Pensilvânia uma votação para decidir a adoção do alemão como língua oficial paralela ao inglês. Segundo a lenda, apenas um voto teria faltado, o do alemão Muehlenberg.

Se a votação realmente aconteceu, não se pôde comprovar até hoje, mas é fato que os imigrantes de origem alemã representavam cerca de um terço da população do Estado da Pensilvânia na época. Já em 1830, os alemães representavam 9% da população total dos Estados Unidos.

Nos séculos 19 e 20, milhões de alemães deixaram o país e emigraram para várias partes do mundo. De 1836 a 1914, somente do porto de Hamburgo partiram mais de 4 milhões de pessoas, a maioria em direção aos Estados Unidos.

E, a influência do alemão no vocabulário inglês está longe de ser irrelevante. Diversas palavras alemãs foram incorporadas pela língua inglesa sem tradução ou alteração considerável. Dos vários termos em "Germish", a maioria são especialidades alemãs ou austríacas, termos filosóficos, ligados à tecnologia bélica ou à criação canina.

São palavras como angst (medo, em alemão), pretzel (derivado de Bretzel, rosquinha salgada), schnitzel (bife à milanesa, especialidade austríaca), kaputt (quebrado), kindergarten (jardim de infância) e beergarden (do alemão Biergarten), além de Oktoberfest, claro!

Fonte: DW
https://www.dw.com/pt-br/certo-ou-errado-alem%C3%A3o-quase-foi-l%C3%ADngua-oficial-dos-eua/a-1224365
Imagem sem crédito na web